[perfil] Experiência de dança em ambiente virtual no projeto “Imaterial”

Há algumas semanas Marília Coelho, artista baseada em São Paulo, nos escreveu um e-mail contando sobre Imaterial, projeto de dança virtual em parceria com Bruno Kurru. Fiquei particularmente empolgado com a beleza das imagens (tanto estáticas como em movimento), a estranheza dos sons e as possibilidades de interação e leitura que o site oferece aos visitantes. E, então, veio a ideia de inaugurar um novo quadro do ctrl+alt+dança: PERFIL, com informações sobre artistas e grupos emergentes, iniciativas e projetos instigantes.

Assim sendo, cortamos a fita e inauguramos com um perfil do projeto Imaterial. Abaixo, vocês vão encontrar algumas imagens do projeto, link e release enviado pela Marília. Espero que curtam e fiquem de olho nos próximos!

IMATERIAL :: projeto de dança virtual de Marília Coelho e Bruno Kurru (SP)

Imaterial é uma dança virtual – web art interativa que apresenta o movimento em diferentes interseções estéticas e contextos imaginários. Com concepção de Marília Coelho e criação visual de Bruno Kurru, a obra é permeada por valores provenientes das escolhas conscientes que fazem em suas vidas e relações que experienciam.

Inspirados no livro “Do espiritual da arte”, de Wassily Kandinsky, nas poesias de Manoel de Barros, nas histórias da Clarice Lispector, e por muitas personalidades que de alguma forma passaram por suas vidas, os artistas propõem uma suspensão da aceleração do tempo cotidiano, esta que ultrapassa os ritmos orgânicos das vidas contemporâneas.

Bruno e Marília se utilizam da fusão das linguagens da dança, das artes visuais e das tecnologias de rede como suporte para esta criação.

Uma obra viva, pois foi inteira programada como um blog e sem limite de tamanho, onde cada conteúdo é postado individualmente – podendo ser excluído, modificado e sobreposto. Por isso o site é infinito, estando em constante mutação de acordo com os impulsos criativos dos artistas, existindo a chance de que sempre que for visitado se encontrem novas situações estéticas.

Interativa, a obra permite que muitos elementos visuais sejam arrastados, permitindo aos visitantes a possibilidade de experimentar a composição e re-significação dos elementos dispostos na obra.

Um espaço virtual para se perder e talvez se reencontrar, deparando-se com lugares desconhecidos e em caminhos abertos e flexíveis a mudanças de idéias, exatamente como tem sido o processo desse trabalho ou a própria vida desses artistas.

Imaterial foi realizado com a Bolsa FUNARTE de Reflexão Crítica e Produção Cultural para Internet. Foi disponibilizado na rede em 3/ago/2011. O portal norte-americano FECAL FACE DOT COM publicou uma matéria sobre o projeto em 13/fev/2012. Clique aqui para ler.

Para conferir/experimentar o trabalho, visite imaterial.net. Abaixo, assista a um vídeo (feito pelo portal AHH! de arte contemporânea) onde os artistas falam um pouco sobre o site:

[vimeo http://vimeo.com/32302450 w=640&h=505]

2 comentários sobre “[perfil] Experiência de dança em ambiente virtual no projeto “Imaterial”

E você? O que acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s