Roberto Anderson compartilha notícias da reunião sobre a representatividade da Dança (RJ) junto ao MinC

Corre no Facebook uma mensagem escrita pelo coreógrafo carioca Roberto Anderson, na qual ele compartilha notícias da reunião sobre a representatividade da Dança (Rio de Janeiro) junto ao MinC, realizada ontem (20/jun) na Academia Oxy (Glória). Segue o texto da mensagem abaixo:

Então vamos ao relato da reunião de hoje, dia 20.06.2012.

Estiveram presentes umas 15 a 20 pessoas. Antes que alguém ache pouco, lembrem-se que era meio feriado e a reunião foi convocada em dois dias! 

O primeiro tema conversado foi o do projeto de lei (PL) que inclui na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) a expressão Artes Cênicas como especificação de que áreas são cobertas pela obrigatoriedade do ensino de Artes nas escolas (lembrem-se que é para professores com licenciatura, mas isto é um mercado de trabalho que interessa a todos!). Isto não favorece a dança, como vários depoimentos aqui lembraram, e nos interessa que este PL cite especificamente a Dança e o Teatro (não há ainda, que eu saiba, licenciatura em circo).

Com relação a esta questão, todos concordaram que deva haver uma atuação junto a parlamentares, já que o PL está indo para a Comissão de Constituição e Justiça. Acordou-se também que seria importante se fazer uma petição pública via internet que servisse, tanto como mobilização da classe, como informação à mesma sobre o que está ocorrendo. Foi sugerido que este texto fosse escrito por Claudia CanarimDenise Acquarone e Silvia Soter. Este texto deverá ser mostrado a outros grupos que vêm se organizando em outros Estados, para ficar todo mundo de acordo.

Outro tema abordado é a necessidade de se prestar atenção à eleição para o Colegiado da Dança junto ao MinC. O prazo para se inscrever como eleitor e como candidato se encerra no dia 24 de junho. Já está postado por Denise Acquarone o link do site para os interessados se inscreverem.

A propósito, Denise Acquarone dá algumas dicas em seu perfil no Facebook:

O que é necessário, antes de mais nada, é ter os documentos solicitados em formato PDF. Eles são: 1) comprovante de que realiza atividade em dança – pode ser o DRT ou algo que comprove que você integra alguma instituição; 2) comprovante de residência (é preciso escanear alguma conta); 3. RG; e 4) CPF. Se você tem os documentos em outro formato, às vezes basta clicar em “Salvar Como” [ou ‘save as’] e optar pela versão PDF.

Nossa seguidor@ Ana Carla, aluna da graduação em Dança da Universidade Federal do Ceará (UFC), escreveu um comentário em nossa última postagem compartilhando uma proposta de ação, que pode muito bem agregar força ao movimento em nível nacional:

Nós, estudantes dos cursos de graduação em Dança da UFC (Licenciatura e Bacharelado) estamos querendo enviar (cada aluno, amigo, parente) um e-mail padrão sobre a nossa posição contra a retirada da menção à dança neste projeto de lei que está tramitando na câmara. Queremos encher a caixa de e-mail do senador Roberto Saturnino (PT) – (61) 3311-4229 /roberto.saturnino@senador.gov.br), do PT, da presidência. Sabemos que essa ação é pequena, mas queremos que, no mínimo, eles saibam que as pessoas da dança no Brasil todo têm um posicionamento. Depois poderão vir outras ações. Essa pode ser a primeira. Gostaríamos de sugestão para um texto mais consistente e coerente com a luta para que permaneça o termo dança. Justificativas e argumentos. Podemos seguir conversando?

E você? O que acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s