Sexta-feira cheia de dança no Rio de Janeiro: mostra de vídeos, aula-espetáculo e lançamento de site

[Entrando na Dança nas Vilas Olímpicas encerra suas atividades no Centro Coreográfico / foto: divulgação]

Amanhã, 14/dez, promete ser uma sexta-feira bastante agitada no Rio de Janeiro – principalmente se o quesito em questão é dança! Logo pela manhã, às 10h, dois eventos competem pela atenção local: a mostra de vídeos MoVer, e o encerramento das atividades do Entrando na Dança nas Vilas Olímpicas.

Pensado enquanto um espaço de cineclube de videodança, o MoVer  promove sessões quinzenais na Escola e Faculdade Angel Vianna. A sessão de amanhã (ver flyer abaixo) homenageará a produção de videodança do Alpendre, espaço de pesquisa e difusão artística localizado em Fortaleza (CE) que acaba de fechar suas portas depois de 10 anos de trabalho. Segundo o evento criado no Facebook para divulgar a sessão, “o Alpendre anunciou o fechamento de suas portas sendo sim uma vítima da especulação imobiliária, mas também anunciando seu cansaço pela maneira como os direcionamentos de suas ações estavam se dando”. No mesmo espaço, o MoVer ainda compartilha uma mensagem de Alexandre Veras, um dos fundadores do Alpendre, publicada na rede social em 9/dez:

Dizer porque uma coisa começa ou porque ela termina sempre é percorrer um emaranhado de acontecimentos que é difícil restituir sob a forma de razões e motivos bem definidos. As coisas não acontecem assim numa linha clara, que é possível analisar e dizer dos verdadeiros movimentos. O Alpendre nasceu de uma confluência de encontros que criou condições de possibilidade para um ato de vontade: nós quisemos fazer o Alpendre. Isso é difícil de explicar, como se dá um ato de vontade?

Para continuar lendo a mensagem de Alexandre e saber mais detalhes sobre a sessão especial do MoVer, clique aqui (é preciso fazer login no Facebook). O projeto é coordenado por Aline Bernardi e tem como equipe Andre Rujamnek, Isabel Abrantes e Luiza Cascon.

Por sua vez, encerram-se também amanhã as oficinas desenvolvidas pelo projeto Entrando na Dança nas Vilas Olímpicas, com uma aula-espetáculo reunindo todas as suas turmas, programada para acontecer entre 10h e 12h no Loft do Centro Coreográfico do Rio de Janeiro. Projeto do Ponto de Cultura da Associação Cultural Panorama, Entrando na Dança nas Vilas Olímpicas tem como objetivo criar um espaço de formação continuada, onde atividades relacionadas à prática e à teoria da dança contemporânea são levadas para um público diverso.

Ministraram oficinas do projeto bailarin@s e coreógraf@s locais, tais como Renato Cruz, Rodrigo Maia, Bruna Savaget e Alice Ripoll, entre outr@s. As oficinas aconteceram nas Vilas Olímpicas de Acari, Deodoro e Vila Kennedy, além do próprio Centro Coreográfico, que hospeda o evento de encerramento do projeto. Entrando na Dança nas Vilas Olímpicas tem coordenação de Eduardo Bonito e coordenação pedagógica de Carla Strachmann.

E não podemos deixar de mencionar o lançamento do site Acervo Angel Vianna, que acontecerá no Centro Coreográfico às 20h, com uma aula-espetáculo conduzida pela mestra agendada para as 19h.

Ufa! 🙂

E você? O que acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s