[textos] Victor D’Olive endereça carta-manifesto à Bienal Internacional de Dança do Ceará

[Victor D’Olive em Repitologia / foto: divulgação]

Extremamente decepcionado com a falta de comunicação estabelecida com a organização da Bienal Internacional de Dança do Ceará, o artista Victor D’Olive escreve uma carta-manifesto endereçada ao evento, a partir da qual busca respostas sobre o atraso do pagamento de cachê referente à apresentação de sua performance solo Repitologia (realizada na cidade de Fortaleza em 21/out/2012). Em contato conosco, Victor afirma ser a carta “representativa de micropolítica de resistência à Bienal”.

MANIFESTO #1, por Victor D’Olive

Em 16 de janeiro de 2013, enviei a carta abaixo à organização e produção da Bienal Internacional de Dança do Ceará (especificamente às pessoas de David Linhares e Clara Kahina), exigindo resposta e ação sobre o atraso de pagamento referente à apresentação de performance artística por mim realizada no evento.

Infelizmente, a situação não foi resolvida, o que me estimulou a apresentar tal carta à comunidade da dança, com objetivo de tornar o problema uma questão pública, elaborar políticas de resistência e denúncia à Bienal e inibir que tais práticas de desrespeito às histórias da dança se tornem recorrentes.

Antes de enviar esta carta à publicação, entrei em contato diversas vezes com as pessoas supracitadas, solicitando justificativas sobre o atraso e requerendo informações sobre prazos para depósito sem, contudo, receber respostas. Por isso, transformo a situação aqui apresentada em um manifesto aberto e declarado à Bienal Internacional de Dança do Ceará e, sobretudo, a uma prática usurpadora das Artes e dos artistas, uma prática que legitima relações trabalhistas absurdas e usurpa nossa dignidade!

Rio de Janeiro, 16 de janeiro de 2013.

CARTA À ORGANIZAÇÃO DA BIENAL INTERNACIONAL DE DANÇA

Prezados organizadores da Bienal Internacional de Dança do Ceará 2012,

Venho, por meio desta missiva, informar que ainda hoje – dia 16/01/2013 – não consta em minha conta bancária nenhuma forma de depósito, tampouco em meus e-mails e postais nenhuma justificativa de atraso, relacionada ao pagamento de cachê referente à apresentação do solo “Repitologia“, apresentado como performance no evento “Bienal Internacional de Dança do Ceará”, no dia 21/10/2012 na cidade de Fortaleza.

Considero este não pagamento e a falta de comunicação um ato abusivo e desrespeitoso, que compromete de forma política as relações deste artista com o evento. Sou professor do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba, curso meu doutoramento em Ciências Sociais na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, trabalho com grandes coreógrafos do cenário nacional e internacional e, por tudo isso, sinceramente, lastimo a pouca importância que o evento atribui à dança, às artes do corpo de uma maneira geral, e às histórias constituídas nestes espaços de prática e pensamento.

Deste modo, me vejo inspirado a estabelecer micropolíticas de resistência e anunciação contra tal ato (o não pagamento de um serviço prestado), que desrespeita minha história na dança e todas as histórias que se confundem com a minha. Daqui a 24 horas, portanto, enviarei esta carta a inúmeros órgãos institucionais – patrocinadores do evento, festivais parceiros, sindicatos e secretarias de dança, secretarias de cultura, cursos superiores de formação em dança, entidades e organizações de cultura e dança – a fim de compartilhar a situação em que me encontro, assim como anunciarei a núcleos de artistas residentes no Rio de Janeiro e em Fortaleza para que se precatem contra a Bienal Internacional de Dança do Ceará.

No aguardo de resposta,

Victor D’Olive

2 comentários sobre “[textos] Victor D’Olive endereça carta-manifesto à Bienal Internacional de Dança do Ceará

  1. Caro Victor, o endereço de email o qual você nos notificou o atraso de seu pagamento estava com problemas. Estamos neste momento verificando as causas. O pagamento de todos os artistas da Bienal de Par Em Par 2012 foi efetuado no mês de novembro de 2012. Solicito que entre em contato conosco pelo telefone: 085 87358076 para que o seu pagamento seja efetuado o mais rápido possivel. Desculpe-nos desde já por qualquer transtorno causado.

    Curtir

E você? O que acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s