Corpo como Cruzamento de Intensidades: residência com Michel Capeletti na Oficina Cultural Oswald de Andrade (SP)

Corpo como Cruzamento de Intensidades – Residência no Ponto de Cultura Movimentos Nômades de Cultura, projeto coordenado pelo bailarino gaúcho Michel Capeletti em parceria com o Ponto de Cultura Movimentos Nômades de Cultura (através da Bolsa FUNARTE Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura 2012), realizará diversas atividades na cidade de São Paulo com foco na relação entre a criação cênica pelo movimento e a discussão proposta pelas técnicas de Educação Somática (com ênfase na Técnica Alexander) – amplamente pesquisadas por profissionais de dança, teatro e performance pelo seu potencial no treinamento técnico, na construção da expressividade e nos processos de criação e ensino.

Dando início ao projeto de residência serão realizadas as atividades Laboratório de Criação e Espaço Aberto, que têm em comum o desejo de abrir um espaço para pensar técnica, teoria e representação como momentos igualmente importantes do processo artístico, sem gerar dicotomias.

O Laboratório de Criação pretende ser um espaço para discutir, criar e desenvolver seus próprios trabalhos a partir da ideia da criação cênica pelo movimento. O foco da oficina será a improvisação em relação às técnicas somáticas (com foco na Técnica Alexander), sempre às quartas e sextas-feiras, de 15h às 17h a partir de amanhã (15/fev). Já o Espaço Aberto será um ateliê para promover a discussão, a relação e a experimentação entre diferentes horizontes criativos, pretendendo estimular a prática e o pensamento de acordo com o material artístico e imagético que cada participante acrescentar ao grupo. Neste encontro teórico-prático serão trabalhados exercícios / experiências propostos pelo coordenador do projeto e outras referências que os participantes levarem à investigação. O Espaço Aberto acontecerá aos sábados, de 10h às 12h, a partir de 16/fev.

As atividades se desenvolverão gratuitamente ao longo de 5 meses na Oficina Cultural Oswald de Andrade, e serão abertas a artistas, estudantes de arte e qualquer pessoa interessada nos temas propostos na residência. A Oficina Cultural Oswald de Andrade fica na Rua Três Rios, 361 – Bom Retiro – São Paulo.

Para maiores informações, mande um e-mail para corpocomocruzamento@gmail.com ou ligue para (11) 3222-2662 / 3221-4704.

Sobre Michel Capeletti:

Bailarino com atuação em Porto Alegre e Buenos Aires, ganhou a Bolsa Interações Estéticas 2012 da FUNARTE, o Edital de Intercâmbio e Difusão Cultural 2012 do MinC (Ministério da Cultura) e a Bolsa de Residências em Artes Cênicas 2010 da FUNARTE para investigar a relação entre criação cênica pelo movimento e as técnicas somáticas. Atualmente faz parte da formação para professores em Técnica Alexander na Escuela de Técnica Alexander de Buenos Aires. Estudou com Merran Poplar, Irion Nolasco, Tatiana da Rosa, Tamara Cubas, Marina Giancaspro, Jimena García Blaya, Esther Weitzman e Jussara Miranda, entre outros. Em Porto Alegre, atuou nos espetáculos movimentomínimomovimentomáximo (2004), Fato (2005), Instruções para abrir o corpo em caso de emergência (2007), Pequenas Ações Terroristas (2008), além do projeto Instruções]desdobramentos (2008), Historias do Corpo (2010) e a performance solo Sonny (2012).

Um comentário sobre “Corpo como Cruzamento de Intensidades: residência com Michel Capeletti na Oficina Cultural Oswald de Andrade (SP)

E você? O que acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s