Duas reuniões convocam artistas para discussão sobre políticas culturais na cidade do Rio de Janeiro essa semana

Depois de um ato público, realizado em 6/fev diante da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, o movimento Reage Artista! volta a se reunir amanhã (18/fev, segunda-feira) (ver flyer no final desta postagem) tendo como pauta o sucateamento dos equipamentos culturais da cidade. Na esteira dos acontecimentos, é extinta a gerência de dança na Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro e artistas de dança da cidade promovem uma reunião nesta quarta-feira (20/fev, às 19h), no Studio Casa de Pedra (Rua Major Rubens Vaz, 436 – Gávea) para discutir as consequências de tal decisão e organizar uma visita ao Secretário de Cultura.

Em sua divulgação no Facebook, as/os artistas do movimento Reage Artista! afirmam que não se trata de um ato contra o fechamento dos teatros no Rio de Janeiro (medida tomada pela Prefeitura após a tragédia ocorrida na boate de Santa Maria (RS)), mas sim contra anos de descaso e silenciamento sobre as reais condições de segurança dos equipamentos públicos. “Que outra atividade econômica, dentre as perigosas tipo “transporte público”, foi suspensa para proteger a população? Os ônibus onde o motorista-conta-o-troco-enquanto-faz-a-curva seguem circulando tranquilamente pela cidade. E o Viaduto do Joá? As quadras das escolas de samba? Mas os teatros foram fechados! (…) A classe artística que há algum tempo ouve a expressão Economia Criativa circular pela boca de tantos gestores da cultura, agora tem a sua Economia quebrada, o seu caixa fechado, sua bilheteria lacrada… é preciso ser mesmo criativo para sobreviver assim”, afirmam na rede social.

Como pauta da reunião, o Reage Artista! exige: 1) que as produções atingidas diretamente recebam indenizações pelos prejuízos causados; 2) prazos para a reabertura dos espaços; 3) divulgação dos relatórios sobre as reais condições técnicas dos equipamentos culturais; 4) revisão das discrepâncias na gestão de orçamento na pasta da Cultura; 5) formação de uma comissão com diversos segmentos da classe artística para o acompanhamento das reformas e prazos; 6) contratação de técnicos especializados; e 7) aparelhamento técnico adequado das salas.

De maneira complementar, a reunião promovida pel@s artistas de dança da cidade propõe os seguintes tópicos: 1) a extinção da gerência de dança, criada no início da administração Paes como consequência de uma reivindicação da classe, que se ressentia da falta de um olhar apropriado para suas questões dentro da estrutura da Secretaria; 2) o deslocamento da atual gerente, Diana de Rose, para o Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro (que antes acumulava as duas funções), e a demissão do produtor executivo do Centro, Diogo Oliveira, para que tal operação ocorresse; 3) o descaso da Secretaria com a gestão do Centro Coreográfico, agora vinculado à gerência de Centros Culturais (será tratado como a Lona Cultural da Tijuca?); e 4) a ausência de previsão de recursos para que o Centro Coreográfico realize atividades próprias neste ano que se inicia.

As/Os artistas de dança ainda destacam a importância que representou a conquista do Centro Coreográfico e o seu enorme potencial, infelizmente ainda pouco realizado: “O que se deseja que ele seja? Apenas um local para ensaios ou algo mais? O Centro Coreográfico conta com uma estrutura invejável (esta é uma expressão literal, já que poucas áreas possuem algo assim): tem sala de ensaios, auditório, cafeteria, uma pequena videoteca e apartamentos para visitantes. Sua concepção se inspira um pouco no Centre National de la Danse em Paris, mas nenhum prefeito ou secretário de cultura até hoje compreendeu o seu potencial”.

3 comentários sobre “Duas reuniões convocam artistas para discussão sobre políticas culturais na cidade do Rio de Janeiro essa semana

E você? O que acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s