Reage, Dança!: artistas cariocas se reúnem com secretário de cultura nesta terça-feira

[Artistas de dança da cidade do Rio de Janeiro reúnem-se na Casa de Pedra / foto: Roberto Anderson]

Após a reunião de 20/fev, artistas de dança da cidade do Rio de Janeiro planejam presença “poética, enfática e política” na frente do prédio da Prefeitura na próxima terça-feira (26/fev, às 14h) (ver flyer no final desta postagem), dia em que uma comissão de representantes da classe tem agendada uma audiência (às 16h30) com o atual secretário de cultura da cidade, Sérgio Sá Leitão. Em ampla divulgação nas redes sociais, o grupo, auto-intitulado “Reage, Dança!”, declara:

Ao tomarem conhecimento da extinção do cargo de Gerência da Dança na Secretaria Municipal de Cultura, uma conquista dessa classe artística; da demissão do produtor executivo do Centro Coreográfico; da extinção do Fundo da Dança, o FADA; e da falta de verbas para as atividades artísticas desse espaço no ano de 2013, dezenas de profissionais da Dança se reuniram no Studio Casa de Pedra, na Gávea, nesta quarta-feira, dia 20 de fevereiro.

Os profissionais da dança carioca farão um ato na Prefeitura e terão uma comissão de representantes que levará um documento com propostas emergenciais na audiência com o Secretário na próxima terça-feira, dia 26, às 14h.

Ainda no último dia 20, Diana de Rose, profissional que ocupava o cargo de Gerente de Dança na SMC-RJ até a entrada do novo secretário, enviou um e-mail para toda a classe de dança da cidade com o objetivo de esclarecer sua transferência para a direção artística do Centro Coreográfico, além de compartilhar um relatório sobre as ações da Gerência de Dança no período compreendido entre 2011 e 2012. Abaixo, segue o e-mail na íntegra:

Caros amigos da dança,

Informo que devido a uma reestruturação pela qual a Secretaria Municipal de Cultura está passando, a partir do mês de março serei transferida do cargo de Gerente de Dança para a Direção Artística do Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro. Com a reestruturação, os cargos de gerência que lidam com as especificidades das linguagens deixarão de existir, dando lugar a cargos que lidarão com o fomento às artes da cidade como um todo.

Dessa forma, darei continuidade no desenvolvimento de ações para uma política para a dança e no diálogo com a classe através do espaço, que continuará sendo um centro de referência para a área e, ao meu ver, uma forte base para o seu desenvolvimento.

No período entre os dias 20 e 28 de fevereiro estarei tirando uns breves dias de férias, por isso estarei ausente da SMC. Porém, continuarei conectada, respondendo e-mails e encaminhando dúvidas e solicitações, tanto pela Gerência de Dança como pelo Centro Coreográfico.

Em relação a documentos e solicitações de contemplados do FADA 2011 e 2012, peço que, por enquanto, entrem em contato com meu assistente Illan Moura (2976-2145 / illan.culturario@gmail.com) que providenciará os encaminhamentos que forem necessários. Em breve, estaremos enviando para todos os contatos da pessoa que cuidará disso e atenderá os artistas em relação a assuntos ligados diretamente à SMC.

Ainda assim, meu contato de e-mail continuará este mesmo e, a partir de março, estarei atendendo nos telefones do Centro Coreográfico (3238-0601 / 3238-0357).

No mais, aproveito para agradecer a todos pela colaboração, pelas parcerias e pela confiança depositada neste 1 ano e meio de trabalho. Encaminho em anexo um relatório sobre as ações da Gerência de Dança.

Grata pela atenção.

Abraços a todos,

Diana de Rose

 

479843_4411043203100_1966636599_n

Um comentário sobre “Reage, Dança!: artistas cariocas se reúnem com secretário de cultura nesta terça-feira

E você? O que acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s