Pra gastar a sola do sapato: dança pelas ruas em São Paulo e edital para artistas baian@s que querem viajar

[estadosDEpassagem já foi apresentado no Rio de Janeiro em fev/2013 / foto: divulgação]

estadosDEpassagem é um projeto artístico que parte da pesquisa e do trabalho indisciplinar de estudantes de 7o. semestre do curso de Comunicação das Artes do Corpo (PUC-SP). O trabalho, já apresentado no Rio de Janeiro, integra o Festival Baixo Centro (SP) amanhã (14/abr) e “busca um olhar múltiplo para as relações estabelecidas nas grandes cidades e baseadas na linguagem da dança, teatro, performance e artes plásticas”, conforme explica o release enviado ao ctrl+alt+dança.

O acontecimento se dá por meio de um trajeto elaborado pelo grupo no exercício de mapear pontos e linhas fronteiriças que cortam os bairros do Centro da cidade, sobrepondo-os (confira acima o mapa da apresentação em São Paulo). A ação que se dá nesses pontos, chamados de “nós”, consiste em desenvolver um tipo de relação com o espaço, a arquitetura do lugar e seus passantes através de um jogo de composição.

As integrantes do projeto avisam: em caso de chuva, a apresentação NÃO será cancelada!

 

[Grupo X de Improvisação foi um dos grupos contemplados pelo edital / foto: divulgação]

Lançado em Salvador, o Edital de Mobilidade Artística e Cultural busca desenvolver e inserir artistas locais no mercado nacional e internacional. O incentivo se dá através de apoio financeiro direto, e a seleção possibilita residências, intercâmbios, difusão, circulação e formação na área de artes e cultura para pessoas, grupos ou obras.

O prazo final de recebimento de propostas varia de acordo com a data da viagem. Para os projetos com início entre os meses de junho e julho, por exemplo, as inscrições terminam nesta segunda-feira (15/abr). Podem inscrever projetos pessoas físicas e jurídicas (de direto privado que tenham por objeto o exercício de atividades na área cultural).

Um dos grupos contemplados pelo edital no ano passado foi o Grupo X de Improvisação, dirigido por Edu Oliveira e Fafá Daltro. O Grupo realizou uma residência em Aubagne (França) juntamente com a Cie. Artmacadam (França), Iara Cerqueira (colaboradora deste blog), Emilie Lesbros e Fred.

Saiba mais sobre o edital aqui.

E você? O que acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s