Dança em clima de comemoração: Rio de Janeiro tem oficina de contato-improvisação (hoje) e intervenção na Cinelândia (amanhã)

O Dia Internacional da Dança é amanhã (29/abr), dia de intervenção na Cinelândia (RJ), mas nada como uma oficina de contato-improvisação pra “aquecer os tambores”, né!

Pra quem está ligad@, a oficina Estruturas Vivas, com a italiana Sofia Gilberti, começa daqui a pouquinho (às 16h, no AMOK Teatro) (ver flyer acima) e segue até às 19h. A atividade propõe pesquisar as camadas corporais, o compartilhamento de peso, os fluxos de movimento para criar estruturas flexíveis e dinâmicas, sólidas e seguras, aptas a receber o peso d@s parceir@s. Na sequência da oficina, haverá uma “jam” até às 22h.

Com investimento de R$55, tem-se acesso a ambas oficina e jam. Quem quiser chegar mais tarde e participar somente da jam, pode fazer uma contribuição mínima de R$10.

Sofia informa que “todos os níveis de experiência são bem vindos” e pede que levem uma canga e/ou uma toalha de banho grande, além de joelheiras para quem precisar. Para mais informações, ligue (21) 81791117 e fale com ela.

[imagem de divulgação da intervenção Dia D, no Rio de Janeiro / criação: André Bern]

E amanhã (29/abr, ao meio-dia), haverá uma intervenção na Cinelândia (Centro do Rio de Janeiro) em comemoração do Dia Internacional da Dança. Organizada por artistas da cidade, a atividade prevê uma aula pública de “charme” (gênero de dança urbana) com Renato Cruz, além de momentos improvisados coordenados por Tatiana France e Patrícia Pereira. No final, um grande “D” será feito no chão na praça, com tod@s @s participantes, artistas e não-artistas.

O Dia Internacional da Dança (ou Dia Mundial da Dança) foi instituído pelo Comitê Internacional da Dança (CID) da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) em 1982. Mesmo sendo uma data ainda desconhecida para muita gente, cada vez mais artistas e profissionais da área reconhecem a importância de sua celebração, a fim de dar maior visibilidade às discussões da classe e suas demandas. Ao instituir a data, a UNESCO escolheu o dia 29 de abril por ser a data de nascimento do mestre francês Jean-Georges Noverre (1727-1810), que se destaca na história por ter escrito um conjunto de textos críticos sobre o balé de sua época, as “Cartas Sobre a Dança” (ou no original, “Lettres Sur La Danse”). No Brasil, as Cartas ganharam tradução de Marianna Monteiro no belo exemplar publicado pela Editora da Universidade de São Paulo / FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

Para quem quiser participar da intervenção carioca, o ponto de encontro será na frente do Cine Odeon, às 11h30. As/Os artistas sugerem que tod@s levem bolas de gás, assim como tecidos que possibilitem movimento.

3 comentários sobre “Dança em clima de comemoração: Rio de Janeiro tem oficina de contato-improvisação (hoje) e intervenção na Cinelândia (amanhã)

  1. Belo Horizonte também está em clima de comemoração pelo Dia Internacional da Dança! Começou ontem com um cortejo promovido pela Associação Dança Minas, que também fará manifestações hoje e também com as alunas do Curso de Licenciatura em Dança da UFMG, que promovem, pelo terceiro ano consecutivo, o Leve Arte. O evento conta com intervenções, mostra coreográfica, aulas abertas e oficinas, em programação totalmente gratuita! Mais informações na página do Leve Arte no Facebook! https://www.facebook.com/levearteufmg?fref=ts

    Curtir

E você? O que acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s