7 e 8/mai prometem: 100 anos de “A Sagração da Primavera” (RJ), Zona Pirata (BA) + inscrições (PE e RJ)

Encerram-se amanhã (7/mai) as inscrições para o 23o. Festival de Inverno de Garanhuns (PE). Maior evento cultural de Pernambuco, a edição 2013 do Festival acontecerá em julho e contará com oficinas, shows, cortejos, performances, intervenções, espetáculos e muitas outras atividades.

As propostas deverão ser entregues no Protocolo Geral da sede da FUNDARPE (Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco), situada à Rua da Aurora, 463/469 – Boa Vista – Recife (PE) (até às 17h de amanhã), ou enviadas pelos Correios como encomenda normal ou Sedex (com Aviso de Recebimento (AR)).

A convocatória e os formulários de inscrição para cada segmento artístico-cultural estão disponíveis na sede da SECULT (PE) | FUNDARPE. Para acessá-los online, clique aqui. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (81) 3184-3077.

Também amanhã (7/mai), acontece em Salvador (BA) a abertura de Zona Pirata no Oi Kabum! (ver flyer acima). Com o subtítulo “Cápsulas formativas em comunicação para a dança”, o evento se estende até 11/mai (sáb) e conta com a presença de professor@s e convidad@s para discutir sobre ambiente digital.

Caroline

[A bailarina Caroline Baudouin conduz oficina no evento do Espaço SESC (RJ) / foto: divulgação]

O Espaço SESC (RJ), por sua vez, promove a partir de amanhã (7/mai) um evento de comemoração do centenário de A Sagração da Primavera, emblemático espetáculo de dança do século XX. Identificado como fundador da modernidade na dança, com coreografia de Vaslav Nijinsky e música de Igor Stravinsky, o espetáculo ganhará uma série de comemorações no mundo inteiro.

No Rio de Janeiro, o Espaço SESC preparou uma programação especial, que reúne oficinas, palestras e debates, além de três obras coreográficas inéditas criadas pel@s coreógraf@s Luis Arrieta, Marcelo Braga e Marcia Milhazes. Intitulada “Sagração da Primavera, para além dos cem anos”, a programação começa amanhã e segue até 26/ago (seg):

De 10h às 14h, entre amanhã (ter) e 11/mai (sáb), a bailarina Caroline Baudouin (ver foto acima) e o percussionista Cyril Hernandez conduzem a oficina “Experimentando a Sagração”. Caroline, que participou do rigoroso trabalho de recriação de extratos da coreografia original de A Sagração para o filme “Coco Chanel et Stravinsky” em 2008, aqui junta-se a Cyril para propor ateliês de composição que têm como objetivo experimentar e compreender ritmicamente a partitura de Stravinsky para vivê-la corporalmente. Para quem se interessar, as vagas são limitadas e dirigem-se a estudantes e profissionais de dança com idade mínima de 14 anos. A oficina é gratuita e as inscrições devem ser feitas na bilheteria do Espaço.

Na sequência, às 19h30, acontecerá a palestra “Por que comemorar os 100 anos da Sagração?”, com a crítica de dança e professora da PUC-SP Helena Katz. O ponto de partida da palestra é refletir sobre o que pode ser celebrado para além da contagem de tempo de um acontecimento que se tornou lendário ao combinar a força simbólica de seu nome com um escândalo artístico. Perguntas tais como “O que é possível sagrar hoje na dança do Brasil?” e “Que sacrifício exige agora a nossa primavera?” serão encaminhadas por Helena. Para as/os interessad@s, haverá distribuição de senhas com 30 minutos de antecedência.

O Espaço SESC fica na Rua Domingos Ferreira, 160 – Copacabana – Rio de Janeiro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2547-0156.

E, finalmente, ainda na vibração “dança moderna”, o III Congresso Brasileiro de Dança Moderna, em parceria com o Centro Coreográfico do Rio de Janeiro (Núcleo de Dança e Educação), oferece 15 vagas para bolsistas em oficinas direcionadas a bailarin@s e estudantes oriund@s de companhias de dança, projetos sociais e/ou escolas de dança (alun@s bolsistas). As aulas acontecerão entre 29/mai e 2/jun, e abordarão as consagradas técnicas de Graham, Limón e Horton.

Cada uma/um d@s 15 bolsistas selecionad@s só poderá participar de 1 (uma) oficina. A pré-seleção será feita através de análise de ficha de inscrição (confira os links no final desta postagem), além de uma audição (15/mai, às 16h) no próprio Centro Coreográfico, durante a qual serão escolhid@s as/os bolsistas.

Para quem ficou animad@, é só fazer a inscrição até às 23h de 8/mai (qua). O resultado da pré-seleção será divulgado por e-mail e no blog do Centro a partir de 11/mai (sáb). Confiram abaixo os links para inscrição nas oficinas referentes a cada técnica de dança moderna:

Horton

Limón

Graham

E você? O que acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s