Nova parceria CTRL+ALT+DANÇA + notícias do Festival de Dança de Juiz de Fora (MG)

A Série de Encontros Corpo Palavra, idealizada pela artista Aline Bernardi, volta com gás total a partir do próximo sábado (6/jul) (ver flyer abaixo)! A nova edição da série traz algumas novidades: a colaboração de Túlio Rosa; a parceria do Studio Gesto (RJ), anfitrião dos novos encontros; além da hospedagem de todo o conteúdo produzido pela série aqui no ctrl+alt+dança (na aba Projetos: ctrlaltdanca.com/projetos/corpo-palavra). O convite aconteceu quando André Bern (editor deste blog) entrevistou Aline para Lugares e Danças (cujo fascículo pdf deve ficar pronto – com bastante atraso! – nos próximos dias).

Conforme Aline explica:

A primeira série aconteceu em 2012 na Faculdade Angel Vianna, e serviu de metodologia a minha monografia de graduação em Dança: “As relações entre o corpo e a palavra nos processos artísticos”. Pudemos ouvir e dialogar com os processos artísticos de Pedro Moraes, Isabella Duvivier, Alan Castelo Branco Xavier, Gustavo Sant’Anna, Ivan Maia, Leandro Floresta, Camila Caputti, Márcia Rubin, Soraya Jorge, Frederico Paredes, Ana Paula Bouzas e Eliane Carvalho.

O primeiro encontro da série recebe o mímico-poeta Jiddu Saldanha e a cantora-compositora-poeta Flávia Muniz. Vale a pena conferir um projeto que envolve tanto carinho e cuidado, gente!

O dia de ontem (2/jul) na 5ª edição do Festival Nacional de Dança de Juiz de Fora (MG) iniciou-se pela manhã com o Fórum de Dança, que contou com a presença de Fabiano Carneiro, coordenador de Dança da FUNARTE. Na sequência, apresentando ações nas instituições em que atuam, posicionaram-se as/os gestor@s culturais da cidade: Toninho Dutra (superintendente da FUNALFA), Gerson Guedes (Pró-Reitor de Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)) e Ieda Loureiro (chefe de Departamento de Políticas de Formação da Secretaria de Educação).

No Fórum, também esteve presente a Comissão de Dança de Juiz de Fora e uma plateia composta principalmente pel@s fazedor@s da dança da cidade, que trouxeram questionamentos sobre ações de fomento aos processos artísticos locais. A tarde foi dançante no último dia da oficina de Morena Paiva – Dança Contemporânea Popular.

Por fim, a noite terminou muito animada com a palestra da pesquisadora Carolina dos Santos Bezerra-Perez, seguida pelo lançamento do seu livro: “Saravá Jongueiro Velho!: Memória e Ancestralidade no Jongo do Tamandaré”. Ainda houve uma linda Roda de Jongo, com a presença de integrantes do Jongo do Tamandaré (SP).

Embaixo, vocês podem conferir imagens do Fórum, da oficina e da palestra + roda de jongo. Os cliques são de Raíssa Ralola.

E você? O que acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s