Ministra da Cultura Marta Suplicy encontra artistas e produtor@s negr@s em reunião no Rio de Janeiro

[Hilton Cobra, Marta Suplicy e Rodrigo dos Santos / fonte: facebook.com/joao.akoben, foto compartilhada por Libia Besouro]

Após ampla divulgação nas redes sociais, o Akoben – Coletivo de Artistas e Produtores Negros por uma Política Cultural Transparente e Verdadeiramente Democrática – reuniu na última segunda-feira (9/jul, às 16h) vári@s representantes da produção artística negra nacional num encontro com a Ministra da Cultura Marta Suplicy. O encontro aconteceu no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Rio de Janeiro, e contou com a presença de vários nomes de destaque, tais como Ruth Pinheiro, Carmen Luz, Carlinhos Brown, Chico César, Valéria Monã, Gatto Larsen, Jeferson De e Mãe Beata, entre muit@s outr@s. Hilton Cobra, presidente da Fundação Palmares, coordenou as atividades.

Segundo Hilton disse logo nos primeiros instantes do encontro, a Ministra “quer ouvir”. E esse “ouvir” certamente vinha como consequência de uma série de ações e movimentos disparados pela suspensão de vários editais públicos direcionados à cultura negra – dentre eles o Prêmio FUNARTE de Arte Negra – em 21/mai deste ano.

Rodrigo dos Santos (Coletivo Akoben) foi primeiro a falar, incumbido de apresentar à Ministra uma proposta de apoio às artes negras voltada a empresas estatais e privadas, além de um documento elaborado pelo Coletivo que propõe uma política cultural de fomento às artes e culturas negras no Brasil. Na sequência, Marta Suplicy fez considerações sobre o porquê dos editais – já que eram pouquíssimos os projetos aprovados pela Lei Rouanet que conseguiam captar recursos para temas vinculados à cultura negra – além dos desdobramentos e movimentações após a suspensão dos mesmos.

A Ialorixá Mãe Beata ainda fez sua intervenção na reunião, exigiu respeito à cultura negra e encerrou com um emocionado canto ao orixá Oxalá, entoado em coro por tod@s. A Ministra Marta, ao tratar das ações e do preconceito da bancada evangélica em relação às manifestações de cultura negra, pensa que os terreiros devem ser fortalecidos como entidades culturais. Segundo ela, alguns projetos de lei estão sendo trabalhados no Congresso, que podem afetar positivamente tais manifestações.

Confira abaixo trechos da reunião, captados em áudio por André Bern, editor de ctrl+alt+dança:

Um comentário sobre “Ministra da Cultura Marta Suplicy encontra artistas e produtor@s negr@s em reunião no Rio de Janeiro

E você? O que acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s