Gêneros e negritudes em questão no eixo RJ-SP: Poéticas da Sexualidade + Um Filme de Dança

[O performer e coreógrafo André Masseno ministra palestra performativa / foto: Marcelo Exposito]

A mostra Todos os Gêneros – Poéticas da Sexualidade, que começou hoje (25/jul) no Itaú Cultural (SP), leva ao centro cultural uma seleção de artistas que tratam de movimentos de gêneros e constroem suas poéticas no campo da sexualidade. Compõem a programação, que se estende até domingo (28/jul), trabalhos de dança, teatro, filme e performance.

Hoje a Mostra começou às 17h, com a exibição dos filmes Vestido de Laerte, de Claudia Priscilla e Pedro Marques (SP); e Dzi Croquettes, de Tatiana Issa e Raphael Alvarez (RJ). Na sequência, às 20h, dois espetáculos: Travesqueens, com Ricardo Marinelli (PR) e Erivelto Viana (MA); e Uma Flor de Dama, com Silvero Pereira (CE). Amanhã, às 20h, André Masseno (colaborador de ctrl+alt+dança) conduz a palestra performativa To be or not to be (queer): that’s a toxic question.

Toda a programação é gratuita, com ingressos distribuídos com meia hora de antecedência de cada trabalho. Saiba mais aqui.

No Rio de Janeiro, Um Filme de Dança, documentário da coreógrafa e cineasta Carmen Luz, ganha uma sessão única amanhã (26/jul, às 19h) como parte da programação do FEMINA – Festival Internacional de Cinema Feminino (ver flyer acima). O filme é uma homenagem à perseverança de bailarin@s e coreógraf@s negr@s brasileir@s, “um tributo ao corpo negro, dono de sua própria dança”.

Entre nomes já consagrados e uma geração mais nova de criador@s, Carmen esboça uma cartografia afetiva e bastante relevante da história da dança negra no Brasil. Participam do filme com depoimentos e/ou trechos de performances Edileusa Santos, Evandro Passos, Natan Rodrigues, Luciane Ramos, João Carlos Ramos, Augusto Omulu, André Bern (editor de ctrl+alt+dança), Rubens Barbot, Junia Bortolino, Elisio Pitta, Clyde Morgan, e muit@s outr@s.

Os ingressos para Um Filme de Dança estarão à venda na bilheteria da CAIXA Cultural (RJ) amanhã a partir das 10h, a R$2 (inteira) e R$1 (meia). Abaixo, confiram o trailer do filme:

2 comentários sobre “Gêneros e negritudes em questão no eixo RJ-SP: Poéticas da Sexualidade + Um Filme de Dança

E você? O que acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s