Entre Recife (PE) e Rio de Janeiro: Acervo RecorDança comemora 10 anos de existência + “Visitando a Sagração”

O Acervo RecorDança (PE) comemora 10 anos de existência em ago/2013 e, para tal, inaugura amanhã (15/ago, às 20h) a exposição “Presente Passado Movimento: a dança de 80 pelo olhar do RecorDança” (ver flyer acima). A mostra, que fica em exibição até 1/set (dom) no Museu Murillo La Greca, em Recife, reencena iniciativas artísticas, políticas e de formação de alguns d@s artistas e agentes da dança na capital pernambucana da década de 80 a partir de fotos e documentos históricos. A exposição faz parte do projeto “Imagens e Histórias da Dança nos Anos 80”, contemplado pelo Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (FUNCULTURA).

O RecorDança é um acervo que reúne fotos, vídeos e informações sobre artistas, grupos e espetáculos de dança produzidos em Pernambuco desde 1970 até os dias de hoje. O acervo foi inaugurado em 2003, e é um dos pioneiros no Brasil na área de dança.

Atualmente, o site do RecorDança disponibiliza gratuitamente mais de 1.000 fotos, 200 vídeos, 60 biografias, 13 históricos de grupos e 200 fichas de espetáculos referentes à criação de dança local.

[Bailarin@s dançam O bilhete, de Marcia Milhazes / foto: Ana Clara Miranda]

No Rio de Janeiro, o Espaço SESC (Mezanino) continua com seu projeto “Sagração da Primavera, para além dos cem anos”, iniciado em maio. Nesta fase, os coreógraf@s Marcia Milhazes, Marcelo Braga e Luis Arrieta foram convidad@s a criar três trabalhos inéditos, a serem apresentados entre 15 (amanhã) e 25/ago. Naturalmente, o ponto em comum entre os trabalhos é a inspiração no espetáculo de Vaslav Nijinsky (1890-1950), com música de Igor Stravinsky (1892-1971), considerado o marco fundamental da dança moderna.

Cada um dos três trabalhos – O bilhete, de Marcia Milhazes (ver foto acima); Eudócio, de Marcelo Braga; e Ontem hoje sempre, de Luis Arrieta – possui, em média, 15 minutos de duração. As sessões, intituladas “Visitando a Sagração”, possuem classificação livre e são compostas dos três trabalhos em sequência.

O SESC Nova Iguaçu e o SESC São Gonçalo também ganham sessões (20 e 21/ago, às 14h e 15h, respectivamente), com entrada gratuita. No Espaço SESC, os ingressos custam entre R$5 e R$20, e as apresentações acontecem às 21h (qui a sáb) e às 19h30 (dom).

O Espaço SESC fica na Rua Domingos Ferreira, 160 – Copacabana – Rio de Janeiro. O SESC Nova Iguaçu fica na Rua Dom Adriano Hipólito, 10 – Nova Iguaçu (RJ). E o SESC São Gonçalo fica na Avenida Presidente Kennedy, 755 – São Gonçalo (RJ).

E você? O que acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s