CAUSA: festival de dança se encerra após oito meses de atividades em Juiz de Fora (MG)

No próximo sábado (23/nov, às 20h), o CAUSA <ações artísticas> propõe sua última atividade (ver flyer acima). Ao longo de uma empreitada de oito meses, o festival de dança realizou diversas ações – RESIDÊNCIA ARTÍSTICA, IMERSÃO, NA RETA, TÁ CRÍTICO, REPRODUÇÃO e CAUSAÇÃO – contando com a participação de artistas da cidade de Juiz de Fora (MG) e de diversos locais do país (dentre el@s, Raíssa Ralola, gerenciadora de conteúdo de ctrl+alt+dança). Neste final de semana, será apresentada a ação, intitulada REPRODUÇÃO, com o trabalho Ofício, de Juliana França.

Segundo explicam as coordenadoras do projeto, Letícia Nabuco e Juliana França:

O intuito dessa ação é gerar maneiras múltiplas de agir, desdobrar e pensar sobre as questões que inquietam e norteiam a realização do Festival. A ação propõe a re-produção de um trabalho artístico já existente, trazendo para a cena no contexto do CAUSA questões como a noção de autoria, a figura do especialista, o papel e o entendimento do trabalho em nossa sociedade, a profissão do artista e as relações que este tece em seu tecido social, os diferentes papéis do sistema de arte, o foco do fazer artístico em seus desdobramentos e não na “obra”, a figura do “artista gênio”, etc.

Na sequência de Ofício, acontece o TÁ CRÍTICO, grande pilar de todo o pensamento do CAUSA <ações artísticas>. Trata-se de um convite a tod@s as/os participantes – sejam el@s artistas ou público – a ESTAREM críticos.

O festival entende que a crítica impulsiona os processos criativos, potencializa a apreciação de espetáculos e produz conhecimento, sendo uma importante ferramenta de colaboração artística e de aprofundamento nas situações de troca com o público.

Nesta edição, o espaço para a crítica coletiva do trabalho será coordenado por Maria Helena Falcão e Thiago Adão Lara, filósof@s do projeto “Café Filosófico: Pensamento e Performance”. A propósito, o Café Filosófico comemora hoje (21/nov, às 19h30), no Museu do Crédito Real, seus dez anos de atuação na cidade de Juiz de Fora (ver flyer no final desta postagem)

O Diversão e Arte Espaço Cultural fica na Rua Halfeld, 1.322 – Centro – Juiz de Fora (MG). O Museu do Crédito Real se situa na Avenida Getúlio Vargas, 455 – 3o. andar – Centro – Juiz de Fora (MG).

Saiba mais sobre o CAUSA em http://causaacoesartisticas.wix.com/causa.

E você? O que acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s