Amanhã (27/nov) é dia de lançamento de livros de Giselle Ruiz e “Batuque Contemporâneo” no Rio de Janeiro

[Capa de um dos livros a serem lançados pela autora Giselle Ruiz no Rio de Janeiro]

Doutora em Artes Cênicas pela UNIRIO e pesquisadora CAPES/Prodoc no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRJ, a autora Giselle Ruiz faz um lançamento duplo amanhã (27/nov, às 19h) no Rio de Janeiro. Trata-se dos livros “Arte/Cultura em Trânsito: o MAM-RJ na década de 1970” (ver capa no início dessa postagem) e “Graciela e Grupo Coringa: a dança contemporânea carioca dos anos 1970/80”, ambos publicados pela editora Mauad X.

Segundo texto de divulgação enviado a ctrl+alt+dança:

O duplo lançamento tem sua razão de ser: os dois livros se situam num mesmo espaço-tempo – a cidade do Rio de Janeiro e a década de 1970 – e apresentam fortes afinidades com as artes de rebeldia e resistência numa época de ditadura militar, além de compartilharem o surgimento de um hibridismo: dança, teatro, música, artes plásticas e amadorismo convivendo e se misturando, criando novas possibilidades artísticas.

No MAM – Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – estrearam artistas e crític@s parceir@s, cujos trabalhos, ao driblar o sistema político repressor, deixaram sua marca na arte brasileira. Nomes tais como: Graciela Figueroa e Grupo Coringa, Angel e Klauss Vianna, o Grupo Teatro do Movimento, Gerry Maretsky, Amir Haddad, Luiz Carlos Ripper, Antonio Manuel, Guilherme Vaz, Carlos Vergara, Frederico Morais e tant@s outr@s.

O lançamento dos livros de Giselle acontecerá na Blooks Livraria (Praia de Botafogo, 316 – Botafogo (RJ)), e quem estiver presente ainda poderá conferir uma apresentação que promete ser histórica: integrantes da formação original do Grupo Coringa farão uma “flash mob”. O grupo, que se desfez em 1985, incluía entre suas/seus participantes vári@s artistas consagrad@s: Deborah Colker, Dani Lima, integrantes da Intrépida Trupe, além de Gringo Cardia, que assinava os cenários.

Graciela Figueroa, líder do grupo considerado um dos divisores de águas para a dança contemporânea carioca e brasileira, estará presente no evento. Ela atualmente tem 69 anos e mantém uma escola de dança em Montevidéu (Uruguai).

No Rio de Janeiro, amanhã também é dia de apresentação única de Batuque Contemporâneo, no Theatro Net Rio (ver flyer no final desta postagem). Fruto de uma proposta colaborativa entre a bailarina-coreógrafa Sueli Guerra e o percussionista Guga Machado, o espetáculo faz com que música e dança dialoguem a partir de técnicas tais como viewpoints e improvisação.

Conforme texto de divulgação:

Com a união dessas linguagens, levantam-se algumas questões como a sensibilidade do corpo que dialoga com a sonoridade, partituras corporais-coreográficas que podem ser desenvolvidas a partir de música e proporcionar um espetáculo onde a dramaturgia vai surgindo de encontros do corpo tocando e da música dançando. Duas linguagens que têm uma relação aparentemente óbvia, música e dança aqui tomam outro caráter, outro olhar, onde o músico também constrói a coreografia e os bailarinos dão ritmo às músicas.

A sessão, que conta com bailarin@s da Cia. da Ideia, acontecerá às 21h. Com classificação livre e ingressos a R$110 (plateia e frisas) e R$80 (balcão), Batuque Contemporâneo possui duração de 60 minutos. 

Para saber mais detalhes sobre o espetáculo (e sobre a política de meia-entrada do espaço), clique aqui. O Theatro Net Rio fica na Rua Siqueira Campos, 143 – 2o. piso – Copacabana – Rio de Janeiro (RJ).

Um comentário sobre “Amanhã (27/nov) é dia de lançamento de livros de Giselle Ruiz e “Batuque Contemporâneo” no Rio de Janeiro

E você? O que acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s