Janeiro começa e a dança floresce em pleno verão entre Rio de Janeiro e Salvador (BA)

O Rio realmente é de janeiro a janeiro e o bairro de Santa Teresa começa o ano “acontecendo”: pra quem gosta de dança, não vai faltar oportunidade! Em todas as segundas-feiras deste mês de janeiro (sempre de 19h15 às 21h30), no Centro Cultural Laurinda Santos Lobo, tem aula de corpo com elementos do contato-improvisação e de outras práticas com professor@s brasileir@s e estrangeir@s (ver flyer abaixo).

A primeira aula aconteceu ontem (6/jan), com Roberta Ruggero (Itália-Berlim). As próximas segundas-feiras recebem aulas de Leonardo Carvajal (Chile) (13/jan), Luisa Coser (Brasil) (20/jan), Daniel Elias (Brasil) (27/jan), além de Elisa Ghion e Sofia Giliberti (Itália-Brasil), já na primeira semana de fevereiro (3/fev).

A partir do mês de fevereiro, no mesmo centro cultural em Santa Teresa, as aulas tornam-se regulares (mantendo-se nas segundas-feiras e no mesmo horário, a partir das 19h15) e passam a ser ministradas exclusivamente por Sofia Giliberti. Nestas, a proposta é a utilização dos princípios do contato-improvisação – a técnica que nasceu nos Estados Unidos no início da década de 1970 com Steve Paxton é praticada atualmente no mundo inteiro por pensar corpo sem barreiras físicas nem culturais.

O valor das aulas é estabelecido por cada participante através de uma “contribuição consciente”, ou seja, a/o alun@ contribui monetariamente de forma livre, de acordo com sua avaliação a respeito da qualidade, dos benefícios obtidos e de sua condição financeira atual. Para obter mais informações, entre em contato com Sofia Giliberti através do telefone 21 9 8179-1117 ou do e-mail theitalianlass@hotmail.com. Confira também o evento criado no Facebook para divulgar as aulas.

Em Salvador (BA), também durante este mês de janeiro, o professor Soter Xavier ministra aulas de balé clássico (níveis intermediário e avançado) no Espaço Xisto (segundas, terças e sextas-feiras, de 9h às 10h30) (ver flyer abaixo) e na Escola de Ballet Margarida Costa (terças e quintas-feiras, de 16h30 às 18h). A prática dessa técnica é importante para o desenvolvimento do processo cognitivo; não importa a idade, a ideia do curso se situa na continuidade dessa organização corporal, buscando equilíbrio, expressão e concentração.

As aulas de Soter Xavier, que começaram ontem (6/jan), seguem até o dia 31. O Espaço Xisto fica na Rua General Labatut, 27 – Barris – Salvador (BA). O Ballet Margarida Costa situa-se na Praça do Campo Grande, 15 – Centro – Salvador (BA) (tel.: 71 3267-0958).

De volta ao Rio de Janeiro: a atriz-bailarina Stela Guz (ver foto abaixo) ministra a oficina de dança-teatro Palavra e Movimento, como integrante das atividades de verão da Escola e Faculdade Angel Vianna. A oficina acontecerá de hoje até o final do mês (7-30/jan), sempre às terças e quintas-feiras (11h30 às 13h).

[Stela Guz / foto: Sabine Brinker]

Palavra e Movimento é uma oficina de criação e composição. Conforme explica Stela, trata-se de “desenvolver o sentido de intérprete-criador, co-autor na composição da performance, e constituir uma linguagem própria e de pesquisa em dança, capaz de gerar poéticas de encontro entre a palavra e o movimento”. A atividade comporta um número máximo de 20 participantes.

Para saber mais, entre em contato com Stela através do telefone 21 9 9118-8801 e/ou visite o site da Escola e Faculdade Angel Vianna. Lá, você poderá acessar, além da oficina Palavra e Movimento, a listagem completa de cursos de verão oferecidos pela instituição no mês de janeiro.

A Escola e Faculdade Angel Vianna fica na Rua Jornalista Orlando Dantas, 2 – Botafogo – Rio de Janeiro (RJ).

Um comentário sobre “Janeiro começa e a dança floresce em pleno verão entre Rio de Janeiro e Salvador (BA)

  1. Ótimas notícias para nós que nos envolvemos com a dança.
    Conheci Stela Guz quando fizemos um trabalho a alguns anos atrás com a coreógrafa Tina Louise Vasquez (TUMBAO) no Centro Coreográfico e tenho a dizer que é uma pessoa magnífica e com alta técnica. Só temos a ganhar com as aulas dela.

    Curtir

E você? O que acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s