“Essas Associações”: projeto de artista britânico em temporada no Rio de Janeiro busca participantes

[Tino Sehgal / fonte: standard.co.uk]

Com curadoria de Marcello Dantas, o novo projeto do artista britânico Tino Sehgal (ver foto acima) chega ao Rio de Janeiro e busca 150 pessoas (não necessariamente artistas) para compor um elenco “performático e humano”. Intitulado These Associations (Essas Associações), o trabalho consiste de um grande número de pessoas (em torno de 50) que se deslocam pelo espaço expositivo em padrões complexos, que não são nem aleatórios nem controlados, e que ocasionalmente cessam e propõem questões filosóficas em algum canto.

Segundo explica o texto de divulgação que chegou até ctrl+alt+dança através de um  grupo de e-mails, These Associations trata de:

um coletivo sem hierarquia ou ordem estável, cujos membros vão individualmente se libertando desse movimento sem fim para contar aos visitantes histórias de suas experiências de vida. Essas Associações cria um novo tipo de coletividade, cujos limites porosos podem incluir o próprio espectador. A obra explora a identidade de grupo em relação à subjetividade de cada membro, e apresenta uma série de questões desafiadoras sobre como novas formas de enraizamento coletivo podem ser criadas, transformando o espaço expositivo em um experimento sociológico enigmático e mutante.

Previsto a durar seis semanas no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), entre 12/mar e 23/abr, o trabalho ocupará a Rotunda e suas adjacências, e funcionará ininterruptamente durante o período de 12 horas em que o centro cultural permanece aberto ao público. Para tal, serão necessários 3 grupos de participantes por dia, que se revezarão em períodos máximos de 4 horas cada.

Nos próximos dias 14 e 15/jan (terça e quarta-feira), haverá encontros de seleção de participantes na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV / Salão Nobre), de 9h às 12h. Quem estiver interessad@ em se candidatar, deve enviar um e-mail para projetotino@gmail.com contendo as seguintes informações: 1 foto (em anexo) + nome completo + telefone + idade + um parágrafo sobre você + dia do encontro de seleção no qual você comparecerá.

Os encontros incluirão uma dinâmica em grupo, além de uma minientrevista com algumas pessoas, e durarão em torno de 1 hora. Andrea Jabor e Luiz Mendonça, coreógraf@s-diretor@s, conduzirão as atividades.

2 comentários sobre ““Essas Associações”: projeto de artista britânico em temporada no Rio de Janeiro busca participantes

E você? O que acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s