Oportunidades para residências artísticas: Festival VIVADANÇA no Brasil e programa PAR no Uruguai

[Isaura Tupiniquim / foto: João Meirelles]

A edição 2014 do Festival Internacional VIVADANÇA recebe inscrições para oportunidades de residência e difusão de criações coreográficas. Com data-limite para preenchimento de formulário online até 17/fev (seg), as inscrições devem ser feitas no site do Festival – festivalvivadanca.com.br. VIVADANÇA acontecerá nas cidades de Salvador (BA), Camaçari (BA) e Belo Horizonte (MG) entre os meses de abril e maio.

Dançarin@s podem se inscrever em duas categorias: residência artística ou difusão de obras coreográficas. As/os selecionad@s para a residência participarão de um processo criativo de 15 dias com o coreógrafo israelense Idan Cohen – que ainda escolherá cinco bailarin@s para dançar uma coreografia de sua autoria durante o festival. Por sua vez, a categoria “difusão de obras coreográficas” pretende ser uma vitrine para a produção de dança na Bahia – uma pequena mostra de espetáculos baianos será apresentada a curador@s de festivais nacionais e internacionais. Segundo Cristina Castro, diretora e curadora do Festival, explica:

Acredito que a sustentabilidade do Festival está diretamente ligada à sua renovação. A cada ano busco inserir ações que possam trazer novos resultados, sempre com o olhar atento ao movimento da dança na nossa cidade, no nosso país e no mundo (…) Nosso objetivo é aquecer o mercado da dança, incentivar a inserção do produto artístico baiano fora do Estado e dar oportunidade de trabalho e intercâmbios aos dançarinos e coreógrafos (…) Ao público, proporcionará uma excelente oportunidade de conhecer melhor a dança contemporânea baiana.

Também estão abertas as inscrições para a Mostra Casa Aberta, que já acontece no contexto do VIVADANÇA pela sétima vez. Serão selecionadas em torno de 24 coreografias (de até 10 minutos) a serem apresentadas entre 15 e 17/abr no Teatro do ISBA. Isaura Tupiniquim (ver foto acima) venceu a edição 2013 da Mostra.

Para saber mais detalhes e acessar a convocatória e os formulários de inscrição, clique aqui.

[O Taller de Danza y Creación Casarrodante é co-produtor do programa PAR / fonte: crr-danzaycreacion.blogspot.com.br]

O PAR – Programa Artistas en Residencia (Uruguai) – realiza uma chamada para artistas iberoamerican@s em co-produção com o Taller de Danza y Creación Casarrodante. Trata-se da Residência de Investigação Cênica Iberoamericana PAR 2014, desenvolvida em colaboração com o FIDCU (Festival Internacional de Dança Contemporânea do Uruguai).

A convocatória está aberta a artistas pertencentes aos países membros do IBERESCENA (Fundo de Ajuda para as Artes Cênicas Iberoamericanas) – exceto Uruguai. A Residência de Investigação Cênica Iberoamericana PAR 2014 acontecerá na cidade de Montevidéu entre 14/abr e 11/mai deste ano. 

Pra quem ficou interessad@, o último dia de inscrições (através de formulário online) é 21/fev (sex). Buscam-se projetos que impulsionem seu próprio desenvolvimento a partir do intercâmbio com artistas uruguai@s, assim como investigações de novas formas relacionadas com a criação contemporânea.

Saiba tudo sobre a chamada aqui.

E você? O que acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s