VIA: videodança e música-computacional na cidade do Rio de Janeiro

VIA é um projeto de videodança e música-computacional locativas. O projeto usa a mídia móvel como suporte e, adicionalmente, propõe uma “sensibilidade à geolocalização”.

Qualquer usuári@ equipad@ com tablet ou smartphone, além de conexão à internet, terá acesso a episódios de videodança e música-computacional enquanto se desloca por pontos específicos da cidade do Rio de Janeiro (indicados no website do projeto). É decisão d@ usuári@ do sistema quando começar, a partir de que ponto, e quanto tempo dedicar a cada um destes. A associação com o espaço físico pode acontecer através de dois aplicativos livres: QRcode e/ou HiperGeo (consulte o website do projeto para fazer download destes aplicativos). A música pode ser definida como uma reimaginação sonora, baseada em uma metodologia computacional e assistida pelo software OpenMusic, de propriedades topológicas do espaço físico encontrado pela performer Daniella Aguiar e pel@ usuári@-fruidor@.

O projeto explora um novo “ambiente de dança”, recém inaugurado através de mídias locativas sensíveis à geolocalização ao integrar duas dimensões – urbana e arquitetônica & videodança e música-computacional – através de suas sobreposições durante a fruição. Tal experiência sugere uma nova relação entre @ fruidor@ e a paisagem urbana, e uma nova relação com a experiência de computação ubíqua em projetos de videodança e música, no encontro com o espaço físico da cidade. Se as tecnologias móveis correntemente deslocam @ usuári@ do local físico imediato – um “teletransporte” d@ usuári@ para outro local – VIA está afinado com projetos cuja ênfase baseia-se na exploração do local e do entorno físico imediato. Ou nas palavras de Michel Bull, professor do departamento de Mídia e Filme da Universidade de Sussex (Inglaterra), “neste contexto, o celular torna-se um dispositivo para explorar o espaço público, mais do que para extrair o usuário dele”.

Para saber mais sobre o projeto, basta acessar o website www.via-locativeart.com, seu perfil no Facebook ou enviar um e-mail para viacomguia@via-locativeart.com.

 

E você? O que acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s