Expresso RJ-SC: espetáculo infantil da Confraria da Dança no Centro Coreográfico + últimos dias de inscrições no Vértice Brasil 2014 Em Residência

[Sem Fim, espetáculo da Confraria da Dança (SP) / foto: Gil Grossi]

Em circulação pelo sudeste, a paulista Confraria da Dança chega ao Rio de Janeiro com o espetáculo de dança para crianças Sem FimA relação do indivíduo com o mundo que o rodeia é o tema central do trabalho, que ganha sessões gratuitas no Centro Coreográfico neste final de semana (15-16/fev, às 18h).

Criado a partir de uma interface entre teatro, dança e música, Sem Fim leva as crianças a refletir sobre uma constatação simples, que assombra pessoas de todas as idades: a de que existe um universo sem fim em volta de nós. Conforme explicam Diane Ichimaru e Marcelo Rodrigues, coordenador@s-fundador@s da Confraria:

Do próprio umbigo, centro do corpo; ao centro da terra; ao centro do sistema; em busca do indecifrável universo que alimenta o âmago da vida… Encaramos estes questionamentos, nos pusemos a brincar com nossos corpos, e criamos o espetáculo Sem Fim para estimular a criançada a questionar, imaginar e recriar o universo ao seu redor (…) À medida que crescemos, começamos a perceber o mundo além do nosso umbigo. Ao olhar pro céu, percebemos que somos um pontinho minúsculo, suspenso na imensidão desconhecida do Universo. E surgem muitas perguntas… De onde viemos, quem somos, para onde vamos? Houve um princípio? Haverá um fim?

O espetáculo integra o projeto “Em Volta de Mim Há Um Universo Sem Fim”, contemplado pelo Prêmio FUNARTE Petrobras Klauss Vianna 2012 e pelo Programa de Ação Cultural 2012 (Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo), que oferece atividades gratuitas ao longo de sua circulação por diferentes cidades. Além de Sem Fim, criado em 2013, a Confraria possui dois outros espetáculos dirigidos ao público infantil: Brinquedos e Inventos para Dançar (2006) e Mirabolantes (2013).

A Confraria da Dança foi fundada em Campinas (SP), em 1996. Desde então, a companhia tem promovido parcerias com criador@s de diversos campos de expressão artística – dança, teatro, música, artes visuais – e desenvolvido programas de atividades com o fim de atingir tanto o público leigo, como estudantes de arte e profissionais da cena em busca de aperfeiçoamento.

Sem Fim possui classificação indicativa livre e as duas sessões em território carioca acontecerão no Teatro Angel Vianna, localizado no Centro Coreográfico (Rua José Higino, 115 – Tijuca – Rio de Janeiro (prédio anexo ao hipermercado Extra)).

Esses são os últimos dias para se inscrever no projeto Vértice Brasil 2014 Em Residência, que oferece 60 vagas para artistas interessad@s em investigar processos criativos em torno dos seguintes temas: Corpo, Voz e Gênero. As atividades do projeto acontecerão em Florianópolis (SC), no SESC Cacupé (entre 6 e 13/abr), e prometem promover uma grande convergência de ideias, trocas e experiências conectadas à atuação da mulher em cena.

A intensa programação do Vértice Brasil 2014 tem como destaque residências artísticas conduzidas por criadoras convidadas, tais como Clara Lee Lundberg (Suécia), Linda Wise (França) e as atrizes do LUME (Brasil) Ana Cristina Colla, Raquel Scotti Hirson e Naomi Silman. O evento – realizado bianualmente em Florianópolis desde 2008 – vem se estruturando com inspiração no Projeto Magdalena, criado pela atriz e diretora Jill Greenhalgh no País de Gales, em 1986.

Quem ficou interessad@, deve se inscrever até 20/fev (qui). Saiba todos os detalhes no site do evento: www.verticebrasil.net.

E você? O que acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s