Oportunidades para quem está em busca (parte 2)

De acordo com o ditado popular, “promessa é dívida”, então vamos dar continuidade à nossa série de postagens sobre oportunidades na área de dança e afins. “Apertem os cintos” porque hoje o assunto é: EDITAIS.

Começamos pela abertura do processo seletivo para residências na Cidade Internacional das Artes, localizada na França, no segundo semestre de 2014. O programa de residências destina-se a artistas de diversos campos de produção (arquitetura, intervenção urbana, circo, artes plásticas, dança, performance e teatro, entre outros), interessad@s em desenvolver um projeto de criação e pesquisa durante 3 meses consecutivos na cidade de Paris.

A Cidade Internacional das Artes dispõe de 13 ateliês para as/os artistas estrangeir@s selecionad@s (cada ateliê mede 40m). “A imersão nessa estrutura de acolhimento em pleno coração de Paris lhes permite [às/aos artistas] a concentração total em sua criatividade e o aprofundamento de sua pesquisa fora de seu contexto habitual”, explica o texto da convocatória, disponibilizado pelo site da FUNARTE (Fundação Nacional de Artes).

As/Os artistas selecionad@s receberão passagem aérea e uma bolsa de 3.000 euros. Para se candidatar, é preciso ter mais de 18 anos, falar francês (ou inglês), e justificar trabalhos anteriores. Grupos, companhias e coletivos não poderão se inscrever, já que o edital é dirigido exclusivamente a artistas, individualmente.

As inscrições ficam abertas até 9/mar (dom). Quem ficou interessad@, deve enviar um e-mail para scacbrasilia@gmail.com, contendo: CV (máximo de 2 laudas), descrição do projeto em português (máximo de 4 páginas, se possível com a tradução em francês), uma carta de motivação, certificado de estudos em francês (se houver), além de uma carta de acordo do empregador (se houver) para uma licença de 3 meses no segundo semestre de 2014.

Para saber mais detalhes, clique aqui.

O Ministério da Cultura (MinC), por sua vez, abre edital para a participação de empreendedor@s criativ@s no 1° Mercado das Indústrias Culturais do Mercosul (Micsul), que será realizado em Mar Del Plata (Argentina), de 15 a 18/mai. Serão escolhid@s 52 empreendedor@s culturais, de diversos segmentos – jogos digitais, aplicativos, artes cênicas (dança, circo e teatro), audiovisual, design, moda, artesanato, literatura e música – para rodadas de negócios entre 10 países do Mercosul. O objetivo é exportar a cultura brasileira e estimular a criação de redes entre esses países.

Além da inscrição gratuita no evento, traslado de Buenos Aires à Mar Del Plata, hospedagem e ajuda de custo de até US$1.500, as/os empreendedor@s selecionad@s (por meio de uma parceria com o SEBRAE) receberão capacitação para atuação em rodada de negócios internacionais. O transporte do Brasil até a capital argentina deverá ser custeado pel@s própri@s selecionad@s.

As inscrições seguem abertas até 5/mar (qua). O edital está publicado no Diário Oficial e mais informações podem ser obtidas pelo e-mail editalmicsul2014@cultura.gov.br.

Encerramos a postagem de hoje com o edital FUNCULTURA Independente 2013/2014, lançado pelo Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura e da FUNDARPE (Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco). O edital destinará um total de R$22 milhões para a cadeia produtiva da cultura em Pernambuco, por meio de incentivo direto a projetos nas áreas de dança, circo, teatro, ópera, fotografia, literatura, música, artes plásticas, e muitas outras.

As inscrições de projetos podem ser feitas até 17/mar (seg). Para saber mais detalhes e acessar os formulários de inscrição, além do próprio edital na íntegra, clique aqui. O FUNCULTURA dispõe de um e-mail exclusivo para esclarecimento de dúvidas sobre o edital: funcultura.edital2014@gmail.com.

 

 

Um comentário sobre “Oportunidades para quem está em busca (parte 2)

E você? O que acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s