Oficinas e aulas no Rio de Janeiro: Dança, Educação Somática e Clínica em “Dos Sopros aos Poros” + Gyrotonic® com Rita Renha

“Na partilha das experiências entre a Dança, a Educação Somática e a Clínica, apresentamos o workshop DOS SOPROS AOS POROS”. Assim, recebi o e-mail de Catarina Resende, divulgando a oficina que ministrará em parceria com Ruth Torralba, em 22/mar (10h às 13h), no Centro Pulsar (RJ) (ver flyer acima).

Ao trabalhar com base em práticas de Educação Somática, tais como Eutonia, Bartenieff Fundamentals e a abordagem terapêutica do corpo de Hubert Godard, a atividade se propõe como uma vivência em 3 tempos:

  • a sensibilização do corpo entre a respiração e a pele, na sua experiência limiar entre o dentro e o fora;
  • a investigação sobre o ar como uma matéria a ser transformada pelo movimento; e
  • a exploração da palavra na sua corporeidade.

O investimento é de R$150 e quem se inscrever até esta sexta-feira (14/mar) tem desconto. Para mais informações, ligue para 21 2527-1729.

O Centro Pulsar fica na Travessa Visconde de Morais, 50 – Botafogo – Rio de Janeiro (RJ).

Por sua vez, a Master Trainer Autorizada Rita Renha (ver foto acima), fisioterapeuta e ex-bailarina, trouxe a técnica do Gyrotonic® para o Brasil no final dos anos 90, e colabora na sua disseminação pelo mundo ministrando cursos e formando nov@s profissionais. Para quem não sabe, Gyrotonic® (como o nome já diz: “gyro” = giro; “tonic” = tônico, dar tônus) fundamenta-se nos movimentos de rotação e torção tridimensionalmente.

Pensando na funcionalidade e na prevenção de lesões no corpo, Juliu Horvath (ginasta, nadador, yogue, acupunturista e ex-primeiro bailarino) criou esse método de condicionamento físico no final dos anos 70. Gyrotonic® baseia-se nos princípios do yoga, tai ­chi chuan, natação e balé, e consiste na prática de exercícios físicos fluidos, integrados à respiração. Tais exercícios podem ser praticados em aparelhos chamados Gyrotonic Expansion System – especialmente desenvolvidos para o trabalho – ou diretamente no solo, em aulas em grupo, chamadas de Gyrokinesis.

A prática desses exercícios promove, dentre outros benefícios, a máxima mobilidade corporal, explorando a amplitude de movimento das articulações e respeitando a sua fisiologia articular. No Rio de Janeiro, Rita Renha ministra cursos de formação, além de oficinas, no Gyrotonic Instituto Brasil (Rua Lopes Quintas, 576 – Jardim Botânico).

Para mais informações, entre em contato através do telefone 21 2511-3388, ou pelo e-mail cursos@gyrotonicbrasil.com. Você também pode acessar o site http://www.gyrotonicbrasil.com.

 

 

E você? O que acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s