Entre São Paulo e Maceió (AL): Núcleo Cinematográfico de Dança em “Descabido” + Proyecto La Casa

[Núcleo Cinematográfico de Dança em Descabido / foto: Tika Tiritili]

O que você faz quando se sente fora do lugar? Quando seu corpo parece não ter cabimento? Partindo dessas questões, o Núcleo Cinematográfico de Dança estreia o espetáculo Descabido, no SESC Ipiranga (SP). As apresentações, com entrada franca e classificação indicativa livre, acontecem sempre aos sábados (de hoje até 29/mar, às 20h15), no Hall de Entrada, e integram o Projeto Performapa – uma série de experimentações artísticas com o corpo, que trafegam entre diferentes campos expressivos.

Em Descabido, duas mulheres – as bailarinas Mariana Sucupira e Maristela Estrela (15 e 22/mar), e Juliana Gennari e Ilana Elkis (29/mar) – reinventam uma estante como plataforma de escalada, tentando, nos nichos vazios das prateleiras, moldar seus corpos como quadros de cinema (ver foto acima). No espaço geométrico, surge um “playground escultórico” de situações e ações, microacontecimentos em suspensão constante, dando a impressão de que o piso está no plano vertical, causando um efeito cinematográfico.

O Núcleo Cinematográfico de Dança é uma companhia de dança contemporânea independente, concebida através da parceria estabelecida entre Mariana Sucupira e Maristela Estrela em 2002, no Estúdio Nova Dança (SP). Fruto de um grupo de estudos sobre criação, a companhia possui interesse em investigar a relação entre os campos expressivos do cinema e da dança.

O SESC Ipiranga fica na Rua Bom Pastor, 822 – Ipiranga – São Paulo (SP).

[Proyecto La Casa / foto: divulgação]

Por sua vez, a cidade de Maceió (AL) recebe o coletivo uruguaio de dança contemporânea Proyecto La Casa (ver foto acima) nos dias 17 e 18/mar (seg e ter), como parte de sua turnê internacional. La Casa realizará uma apresentação no galpão da Escola de Samba Girassol (17/mar, às 19h), além de uma improvisação coletiva (com artistas locais) no Espaço Cultural da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) (18/mar, às 10h). Segundo texto de divulgação:

A escolha do galpão da Escola de Samba Girassol, no Vergel do Lago (…) segue as premissas do próprio grupo, e vem ao encontro da ideia contemporânea de que a arte pode e deve ser praticada em qualquer e todos os lugares, fugindo-se assim do conceito de que a apreciação e a fruição da obra devem ser restritas a um determinado público.

As atividades integram o projeto Principio de Parsimonia, contemplado pelos “Fondos Concursables para la Cultura” (Categoria Dança), do Ministério de Educação e Cultura do Uruguai. O projeto, que busca um diálogo entre a fotografia e a ação física, compreende uma série de materiais criados através de um sistema que se baseia na elaboração de hipóteses por parte de artistas, observador@s convidad@s e espectador@s.

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Girassol fica próximo à Guarda Municipal, em Vergel do Lago. O Espaço Cultural da UFAL fica na Praça Visconde de Sinimbu, 206 – Centro – Maceió (AL).

2 comentários sobre “Entre São Paulo e Maceió (AL): Núcleo Cinematográfico de Dança em “Descabido” + Proyecto La Casa

E você? O que acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s