Rio de Janeiro em foco: 2 oficinas + 2 espetáculos em cartaz na cidade

Amanhã (22/mar) é dia de Introdução ao Movimento Autêntico, com Soraya Jorge e Guto Macedo, no Rio de Janeiro (ver flyer acima). Segundo Soraya e Guto: “O Movimento Autêntico é uma abordagem da Educação Somática que tem como objetivo desenvolver uma escuta apurada dos impulsos corporais explorando uma interrogação: o que me leva a mover?”.

O encontro de amanhã acontecerá de 15h às 18h30, no bairro do Flamengo (Rua Marquês de Abrantes, 209). Para saber um pouco mais sobre o Movimento Autêntico, acesse o site www.movimentoautentico.com ou escreva para um dos seguintes endereços: artegutal@gmail.com / soraya@movimentoautentico.com.

No Pulsar Centro de Equilibração Corporal (Travessa Visconde de Morais, 50 – Botafogo), toda sexta-feira é dia de Danças Brasileiras, de 15h30 às 17h. A oficina, destinada “às mães e suas crias”, é ministrada pela professora Conceição Carlos, que bota o corpo pra dançar com Coco, Jongo, Xaxado, Frevo, Samba, Afro e Dança dos Orixás.

Para mais informações, ligue para (21) 9 9518-0333 ou 9 8545-2262.

[duo SOBRE DESVIOS / foto: divulgação]

Depois de duas temporadas no Rio de Janeiro em 2013, o espetáculo duo SOBRE DESVIOS circulou por diversas cidades brasileiras – entre elas, Dourados, Campo Grande, Recife e Barra Mansa – e agora retorna à cidade maravilhosa, com uma breve temporada no Centro Coreográfico (Rua José Higino, 115 – Tijuca). Criada e produzida por Cadu Cinelli e Fabricio Moser, a montagem teve como ponto de partida a ideia de desvio como ato de abandono, além do levantamento da questão: “Como celebrar o abandono?”.

Sob a ótica das diversas facetas e poesias do ato de abandono, duo SOBRE DESVIOS caracteriza-se por uma abordagem multidisciplinar e colaborativa, desde as estruturas narrativas, poéticas, musicais, coreográficas e dramáticas à concepção cenográfica e audiovisual. Serviram de inspiração ao espetáculo a experiência autobiográfica dos criadores, d@s espectador@s, a obra do artista visual Leonilson e do poeta Bartolomeu Campos de Queiroz, a música de Björk e a literatura dramática de Anton Tchekhov, entre outr@s.

Em duo SOBRE DESVIOSo público é incentivado a participar abandonando objetos e suas respectivas histórias – colaborando, assim, na construção dramatúrgica. Com sessões às sextas e sábados (às 21h), e aos domingos (às 19h), o espetáculo segue em temporada no Centro Coreográfico até 30/mar. Os ingressos custam R$20 (inteira) e R$10 (meia-entrada). duo SOBRE DESVIOS possui classificação indicativa 18 anos.

Após a temporada carioca, o espetáculo segue para Curitiba (PR), onde será apresentado como parte da programação Fringe do Festival de Teatro da cidade (4-6/abr).

A mais recente criação da Lia Rodrigues Companhia de Danças, intitulada Pindorama, também está em cartaz no Rio de Janeiro. Espetáculo de conclusão de uma trilogia – composta pelos trabalhos anteriores Pororoca Piracema – Pindorama parte de ciclos de morte, transformação e vida como matéria-prima de sua construção. “Como abordar, ainda uma vez, as possíveis relações do estar junto? Misturando-se até a diluição? Afirmando limites e singularidades? Quais rituais, sacrifícios e acordos seriam necessários para a constituição de um coletivo, ainda que temporário? Que paisagens criar para Pindorama – nome indígena dado às terras brasileiras antes da chegada dos europeus?”, perguntam-se Lia e a companhia.

O espetáculo segue em cartaz até 30/mar, com sessões gratuitas de quarta a domingo (quartas, quintas e sextas-feiras, às 20h; sábados e domingos, às 19h), no Centro de Artes da Maré (Rua Bittencourt Sampaio, 181 – Maré) (ver flyer acima). Pindorama possui classificação indicativa 16 anos.

Para quem se interessar pelo serviço de vans (Lagoa-Maré) ou desejar fazer reservas, basta enviar um e-mail para pindorama.mare@gmail.com.

E você? O que acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s