Em São Paulo e Brasília: intervenção urbana e dois espetáculos gratuitos

[Sub[Linhas], com o Projeto +1 Coletivo / foto: Naisa Marques]

Tratar das relações humanas de forma poética e retratar as relações do indivíduo com o coletivo por intermédio da linguagem da dança: eis o que move o espetáculo Sub[Linhas] (ver foto acima), do Projeto +1 Coletivo. O espetáculo ganha uma sessão gratuita amanhã (23/mar, às 19h30), no Kasulo Espaço de Arte e Cultura, em São Paulo.

Concebido e dirigido por Edson Fernandes, que também é artista plástico, Sub[Linhas] parte de um diálogo entre diferentes campos de expressão artística. Além do próprio Edson, o espetáculo ainda conta com a bailarina Lina Gómez.

O Kasulo Espaço de Arte e Cultura fica na Rua Sousa Lima, 300 B – Barra Funda – São Paulo (SP).

[Os Crespos em intervenção urbana no Largo do Arouche (SP) / foto: divulgação]

Também amanhã (23/mar, às 16h) em São Paulo, o coletivo Os Crespos realiza uma intervenção urbana em pleno Largo do Arouche. Intitulada Ainda… Numa Terra Estranha – Fragmentos a James Baldwin, a performance integra o projeto Dos Desmanches aos Sonhos – Poética em Legítima Defesa, contemplado na 22a. edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro da Cidade de São Paulo.

Dirigida por Eugênio Lima, a intervenção apresenta quatro homens negros que partilham fragmentos de suas histórias homoafetivas em praça pública, numa terra estranha. O amor assume uma dimensão pública e passa a ser o tema central numa perspectiva de enfrentamento e mudança social. A referência ao autor estadunidense James Baldwin (1924-1987) se justifica na medida em que suas obras – em especial, “Giovanni’s Room” (O Quarto de Giovanni, em tradução livre) e “Another Country” (Um Outro País) – o posicionaram como pioneiro de uma nova liberdade sexual.

[Grupo Margaridas em Vidro e Alumínio / foto: Patrick Grosner]

Por sua vez, em Brasília (DF), o Grupo Margaridas apresenta amanhã (23/mar, às 20h) o espetáculo Vidro e Alumínio, no Espaço Cultural PéDireito. Com entrada franca para morador@s da Vila Telebrasília (R$30 (inteira) e R$15 (meia-entrada para estudantes e idosos)), o espetáculo inspira-se no romance “Nas Tuas Mãos”, da autora portuguesa Inês Pedrosa. Além disso, Vidro e Alumínio celebra dez anos de atividades do Grupo Margaridas.

Com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC / SEC/DF), o espetáculo aborda três temas universais a partir de uma ótica feminina: as relações entre indivíduo e entorno, morte e vida, e contemporaneidade feminina. As coreografias são assinadas pela bailarina-diretora Laura Virgínia que, em cena, está acompanhada das artistas Ana Vaz e Cleani Marques Calazans.

E você? O que acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s