Sudeste em foco (parte 2): inscrições abertas para ABCDança + “Clariceanas” + reabertura de ciclo de contato-improvisação

O ABCDança 2014 acontecerá em jul-ago/2014 e já recebe inscrições de trabalhos. Apenas companhias, grupos e profissionais localizad@s nas cidades de Diadema, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e São Paulo poderão inscrever propostas de apresentação (em teatros ou espaços alternativos), oficinas e/ou fóruns. O evento acontecerá exatamente nessas mesmas cidades e o prazo de envio de materiais é 30/abr (qua).

Cada companhia, grupo ou profissional pode inscrever mais de uma proposta. Os cachês concedidos às propostas selecionadas variam entre R$300 e R$3.500, que podem integrar a programação de 1 ou 2 cidades diferentes.

Para saber todos os detalhes e acessar o edital na íntegra, clique aqui.

[Clariceanas, com a Quik Cia. de Dança / foto: Ilana Lanky]

Neste sábado e domingo (12 e 13/abr), a Quik Cia. de Dança apresenta Clariceanas no projeto Observatório, no Espaço Ambiente (MG). O espetáculo é uma “obra de composição instantânea”, na qual a companhia convida artistas independentes ou integrantes de outros grupos de Minas Gerais a construir cada sessão ali, naquele exato momento de contato entre si mesm@s e com a presença do público. Sobre o diálogo com a obra da autora Clarice Lispector, a companhia devaneia:

Em Clariceanas não pretendemos representar Clarice Lispector, mas nos deixar contaminar pelo espaço e tempo de seu texto no qual ‘o pensamento é uma cor… um leve tilintar de faca em copo de cristal… volátil, inatingível e fumaça…’

Para as sessões do projeto Observatório, Letícia Carneiro e Rodrigo Quik convidam as bailarinas Marise Diniz, Raquel Pires e Sandra Santos. Tod@s devidamente acompanhad@s de Marcelo Kraiser e Rodrigo Salvador, criadores da trilha sonora ao vivo, além de Geraldo Octaviano, na iluminação. Amanhã (12/abr), Clariceanas ganhará sessão às 21h, enquanto no domingo, o espetáculo acontecerá às 20h.

O Espaço Ambiente fica na Rua Grão Pará, 185 – Santa Efigênia – Belo Horizonte (MG).

No Rio de Janeiro, o ciclo de oficinas de contato-improvisação Expansão do Movimento dá início às atividades de seu 2o. ano. A abertura acontece com a oficina O Potencial do Não na Relação, facilitada por Aline Bernardi e Sofia Giliberti.

Segundo as artistas:

Esta oficina é uma oportunidade de investigar e pesquisar ferramentas para estabelecer limites com precisão e clareza numa dança vivenciada a partir dos princípios da prática do contato improvisação. Como dizer ‘não’ sem precisar negar uma dança? Como lidar com a dificuldade de receber peso de outro corpo? O que fazer com a sensação de invasão? Como comunicar uma necessidade de proteção de alguma parte física específica do corpo? O que fazer perante o medo de manobras acrobáticas? Nosso interesse é ampliar a qualidade de escuta e atenção durante a relação que uma dança de contato improvisação estabelece e oferecer caminhos na dança, descobrindo ferramentas claras e precisas que possam comunicar nossos limites.

A oficina acontece nos dias 12 e 13/abr (sábado, 17h às 21h; e domingo, 17h às 19h), no AMOK Teatro (Rua das Palmeiras, 96 – Botafogo) (ver flyer abaixo). No domingo, haverá uma jam aberta ao público, entre 19h e 21h.

Para informações e inscrições, escreva para theitalianlass@hotmail.com.

 

 

 

E você? O que acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s