Oficinas e cursos entre Rio de Janeiro e São Paulo: Rodrigo Maia + Renata Versiani + Eduardo Fukushima

A Base Dinâmica, centro de atividades corporais localizado em Botafogo (RJ), oferece o novo curso de Dança Teatro, ministrado pelo bailarino, coreógrafo e pesquisador Rodrigo Maia (ver flyer abaixo). A partir de sua vasta pesquisa em linguagens da dança, teatro e literatura, Rodrigo propõe um espaço aberto para experimentações com o corpo, exercícios cênicos e espaciais, onde a/o alun@ amplia seu olhar interno e externo, desenvolvendo percepções sutis de movimento, além da desenvoltura de mover-se pelo espaço através da sua expressividade singular.

Rodrigo já dançou com artistas e companhias, tais como Lia Rodrigues, Dani Lima, Esther Weitzman, Giselda Fernandes e Khosro Adib. Participou do Solos de Dança (Espaço SESC (RJ)) em 2007, com coreografia de Paulo Marques. No teatro, foi um dos fundadores da Cia Os Dezequilibrados. Desenvolve pesquisa sobre corpo, imagem e risco em ambientes transitórios a partir de processos criativos em dança, teatro, literatura e performance. É formado em Psicologia, com especialização em Preparação Corporal nas Artes Cênicas pela Faculdade Angel Vianna. É colaborador artístico, desde 2009, do projeto Fronteiras, com trabalho no campo artístico, social e educacional, participando de residências artísticas e festivais em países da América Latina.

O curso de Dança Teatro acontece às segundas, quartas e sextas-feiras (8h30 às 10h). Inscrições devem ser feitas através do e-mail basedinamica@basedinamica.com ou do telefone 21 3268-3359.

A Base Dinâmica fica na Rua Visconde de Morais, 69, Botafogo – Rio de Janeiro (RJ).

 

1782499_10152292658824770_1037808110_o

 

 

Também no Rio de Janeiro, a Casa da Glória oferece o curso Movimentação Singular, ministrado pela bailarina Renata Versiani (ver foto abaixo). No curso serão abordados jogos corporais, estímulos sensoriais, espaciais e anatômicos para proporcionar a ampliação do vocabulário corporal criativo d@ alun@, gerando maior produtividade e auto-conhecimento. Com foco na saúde e no respeito à singularidade, as atividades prezam pelo entendimento do próprio corpo, reconhecendo seus sentidos, habilidades e limitações.

Renata foi contratada pelo Theatro Municipal do Rio de Janeiro (TMRJ) em 1990, antes de finalizar sua formação na Escola Estadual de Danças Maria Olenewa (EDMO) em 1992. Dois anos depois, em 1994, começou a atuar como solista e, em seguida, como Primeira Bailarina da casa, dançando os grandes clássicos e também o repertorio contemporâneo. Após 11 anos no TMRJ, trabalhando ao lado de grandes nomes da dança nacional e internacional, ingressou na Companhia de Dança Deborah Colker, onde trabalhou por 8 anos e participou ativamente dos processos de criação dos trabalhos , Dínamo, 4X4 Cruel. Após concluir a graduação em Dança na Faculdade Angel Vianna (FAV), em 2010 tornou-se professora de Técnica de Dança Clássica (e de Dança Contemporânea) da própria instituição, assim como na EDMO. Naquele mesmo ano, ingressou na Staccato/Paulo Caldas Dança Contemporânea, onde dançou até jun/2012. No ano seguinte, começou seus estudos particulares para a futura criação de seu primeiro trabalho solo.

As aulas do curso Movimentação Singular acontecem às terças e quintas-feiras (12h30 às 14h). Para inscrições e informações, escreva um e-mail para renataversiani@hotmail.com.

A Casa da Glória fica na Rua Ladeira da Glória, 98 (fundos) – Glória – Rio de Janeiro (RJ).

[Renata Versiani / foto: divulgação]

Em São Paulo, o estudiofitacrepeSP – ateliê de som e movimento, espaço recém-inaugurado que abriga propostas criativas de corpo e música (sob coordenação de Kênia Dias e Ricardo García), convida o performer e coreógrafo Eduardo Fukushima (ver foto abaixo) para ministrar workshop e apresentar sua nova pesquisa autoral. O workshop é intitulado “criação em dança e práticas corporais orientais”, durante o qual serão realizados exercícios corporais de uma das vertentes da escola chinesa de Tai-Chi – o Tai Chi Dao Yin / Chi-Kung – além de exercícios do Seitai-Ho, técnica corporal japonesa. Em seguida, serão feitas provocações criativas com foco em improvisação e composição.

O workshop é um convite para experienciar/refletir sobre as possibilidades do movimento a partir de perguntas e procedimentos que permeiam o processo de criação de Eduardo.

[Eduardo Fukushima / foto: Marc Vanappelghem]

O workshop é aberto a tod@s @s interessad@s no estudo do corpo, dançarin@s, coreógraf@s, atrizes/atores e performers. As atividades acontecem nos dias 24 e 25/abr (19h às 22h), com entrega de certificado. Há apenas 10 vagas disponíveis. Para maiores informações e inscrições, escreva para fitacrepemovimento@gmail.com.

Em 26/abr (sáb), às 20h, será a vez da apresentação do experimento cênico Homem Torto. Conforme explica o texto de divulgação:

O experimento será a primeira abertura do processo do solo Homem Torto, nova criação de Eduardo Fukushima, com trilha sonora de Tom Monteiro. O solo foi criado durante a residência de um ano em Taiwan, na China. O trabalho foi feito e apresentado em um espaço monumental: uma antiga sala de jantar de um monastério renascentista em Veneza, em outubro de 2013. Agora, de volta ao Brasil, não mais na China e longe de monastérios renascentistas, o trabalho recomeça para investigar o que permanece no corpo e no movimento ao ser inserido em diferentes espaços. Um convite a uma performance de dança em reconstrução.

O experimento cênico será apresentado para apenas 30 pessoas, com ingressos a R$20. O estudiofitacrepeSP fica na Rua da Consolação, 2.582 – Consolação – São Paulo (SP).

 

 

E você? O que acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s