Corpo sob holofotes: eventos, performances e oficinas em São Paulo, Recife (PE), Rio de Janeiro e Guarulhos (SP)

[Membranas I – Peel it Off, do Coletivo Elástica / fonte: vejadica.com]

O Coletivo Elástica, formado pela bailarina Mariana Costa (SP) e pela artista visual Liene Bosquê (NY), apresenta amanhã (26/abr, às 20h10) uma última sessão da performance Membranas I – Peel it Off (ver foto acima) em São Paulo. O trabalho tem acontecido ao longo do mês de abril no SESC Ipiranga com entrada franca.

A performance é uma investigação física sobre as fronteiras do corpo na sua relação com interior e exterior, e camuflagem. A partir da exploração de uma membrana adesiva de material vinílico criada pelo Coletivo, a pesquisa aborda ações como cobrir, esgarçar, sobrepor e rasgar, onde corpo e material se relacionam com o lugar da intervenção e atuam como performers na medida em que lidam com suas especificidades, tais como resistência, textura e elasticidade. Membranas I – Peel it Off é fruto de uma investigação híbrida entre corpo, artes visuais e arquitetura.

O SESC Ipiranga fica na Rua Bom Pastor, 822 – Ipiranga – São Paulo (SP).


[Sessão de contato-improvisação no Espaço Coletivo Lugar Comum (PE) / foto: Ju Brainer]

Contempladas pelo Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (FUNCULTURA), duas ações promovidas pelo Coletivo Lugar Comum em seu espaço no Recife (PE) movimentam a dança na cidade. Neste domingo (27/abr, a partir das 18h), haverá uma sessão de contato-improvisação (a primeira de uma sequência de 6 sessões) aberta ao público e com música ao vivo. Também no domingo, encerra-se o período de inscrições para a oficina gratuita Riso/Cômico/Humor, com Joice Aglae, fundadora da Cia. Buffa de Teatro (BA) e co-fundadora da Bottega Buffa CircoVacanti, companhia de teatro italiana.

A sessão de contato-improvisação é aberta ao público de todas as idades e experiências – não precisa ser dançarin@ pra participar. A entrada é gratuita, mas é possível colaborar com contribuições espontâneas para ajudar a manter o espaço do Coletivo.

Por sua vez, a oficina com Joice Aglae acontecerá entre 8 e 11/mai (ter a dom), e apresentará relações múltiplas entre teatro, mímica, balé, dança folclórica, circo, commedia dell’arte e outros campos de experimentação artística. Para saber mais e fazer sua inscrição, clique aqui.

O Espaço Coletivo Lugar Comum fica na Rua Capitão Lima, 210 – Santo Amaro – Recife (PE).

[Será?!, performance da Cia da Ideia (RJ) / foto: Thomas Breit]

No Rio de Janeiro, a Cia da Ideia, dirigida pela coreógrafa Sueli Guerra, segue em sua “saga” de apresentações em 50 espaços públicos da cidade entre os meses de fevereiro e julho deste ano. Trata-se da performance Será?!, cujas próximas paradas acontecerão amanhã e domingo (26-27/abr) nos bairros da Tijuca e Méier – na Praça Saens Peña e entorno do Maracanã (9h30 às 13h), e na Rua Dias da Cruz e Praça Agripino Grieco (9h30 às 13h), respectivamente.

Sobre o argumento da performance:

Duas pessoas que se conhecem pela internet desejam se encontrar. Marcaram um local para este encontro e agora andam entre os transeuntes das praças e estações de metrô (…) Essas sensações fazem os seus corpos dançarem como se perguntassem aos observadores se conhecem a pessoa que eles procuram. Palavras, perguntas, gestos, sentimentos antecedem o encontro. Será que se conhecerão? Será que o público os identificará?

Será?! conta com as/os seguintes intérpretes-criador@s: Carlos Magno, Edney D’Conti, Flora Bulcão, Gláucia Leite, Olivia Vivone, Silvana Didonet e Sueli Guerra.

Em Guarulhos (SP), a Escola Viva de Artes Cênicas realiza o encontro Novos Lugares para a Dança em comemoração ao Dia Internacional da Dança (29/abr). O evento começou hoje (25/abr) e segue até o dia 29 (ter), com o objetivo de aproximar as diversas propostas criativas que compõem o cenário de dança da cidade (ver flyer acima).

Serão realizadas apresentações de espetáculos, intervenções, exibições audiovisuais e “jam sessions” com a participação do Núcleo de Dança 2, da Escola Viva de Artes Cênicas, além de diversas companhias sediadas em Guarulhos. Como encerramento das atividades, haverá um fórum sobre pesquisas em dança para espaços não-convencionais e site-specific, que contará com a participação de Claudia Palma (iNSAiO Cia. de Arte) e Carmen Morais (Núcleo Aqui Mesmo).

As atividades do encontro acontecerão no Centro Municipal de Educação (CME) Adamastor, localizado na Avenida Monteiro Lobato, 734 – Guarulhos (SP).

 

 

E você? O que acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s