Inscrições e oficinas entre Rio de Janeiro e Salvador (BA): Dança em Foco + ANDA + Dança Criativa para crianças

[Andrea Davidson ministra oficina gratuita no festival Dança em Foco / foto: divulgação]

A edição 2014 do Dança em Foco – Festival Internacional de Vídeo & Dança recebe inscrições para a oficina “Incorporação: Comunicando Sensação/Sentido na Videodança”, com a coreógrafa-cineasta e artista multimídia Andrea Davidson (ver foto acima). A oficina acontecerá entre 27 e 31/mai (na Escola do Olhar – Museu de Arte do Rio (MAR)), e as inscrições podem ser feitas até o dia 15.

Durante cinco dias, serão explorados processos de filmagem e edição como instrumentos para comunicar a sensação do corpo em movimento. Andrea ainda apresentará um breve panorama dos grandes marcos na produção de videodança, além de questões teóricas e técnicas relevantes da linguagem fílmica.

Sobre a artista: Andrea Davidson é canadense, residente na França há 20 anos, e possui trabalhos premiados em diversos festivais, exposições e instituições de arte em todo o mundo. Mestre em Videodança e doutora em Estudos Interativos (Universidade Paris VIII), é autora do livro “Bains Numeriques #1: Danse et Nouvelles Technologies”, publicado em 2007. Atualmente, leciona na Universidade de Chichester, no Reino Unido.

Bailarin@s, performers, coreógraf@s, fotógraf@s, videomakers, estudantes e quaisquer interessad@s em videodança podem participar da oficina. Para tal, há que se inscrever via formulário online, clicando aqui.

Vale se adiantar, pois o festival reserva apenas 25 vagas para a oficina. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail oficinafestival@dancaemfoco.com.br.

O Museu de Arte do Rio fica na Praça Mauá, 5 – Centro – Rio de Janeiro (RJ).

A Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA) convida a comunidade acadêmica de Dança para submissão de resumos e participação em seu 3o. Congresso, programado para o mês de setembro (2 a 5), na Escola de Dança e na Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Os resumos devem ser enviados até 2/jun (seg) [prorrogado até 16/jun].

O congresso contará com a presença da coreógrafa, escritora e professora estadunidense Susan Leigh Foster (UCLA), da coreógrafa e professora britânica Vida Midgelow (Middlesex University (Londres)) e do coreógrafo e performer paulista Cristian Duarte. Para saber mais informações sobre o evento e como participar, visite o site da Associação em www.portalanda.org.br.

Voltando ao Rio de Janeiro: a bailarina Milene Pimentel ministra oficinas regulares de Dança Criativa para meninos e meninas no espaço Rampa – Lugar de Criação (ver flyer acima) a partir deste mês de maio. Nos próximos dias 9 e 12, haverá aulas abertas para quem quiser experimentar.

As aulas sempre acontecem pela manhã, às 9h. Às segundas-feiras, Milene recebe as/os pequen@s com idades entre 6 e 9 anos; às sextas, é a vez da galerinha entre 3 e 5 anos de idade. O investimento varia entre R$30 (aula experimental) e R$150 (pacote mensal).

A Rampa – Lugar de Criação fica na Rua Sá Ferreira, 202 – Copacabana (metrô General Osório – saída Sá Ferreira) – Rio de Janeiro (RJ).

E você? O que acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s