[podcast] André Bern entrevista Denise Stutz sobre a temporada de “Finita” na Parabólica Ocupação (RJ)

[Denise Stutz em Finita / foto: Renato Mangolin]

Finita, espetáculo mais recente de Denise Stutz, ganhou uma breve temporada (16-18/mai) no Teatro Cacilda Becker (RJ) como parte da programação do projeto Parabólica. Pra quem quiser conferir, hoje (18/mai, às 19h) é a última oportunidade no âmbito do projeto de ocupação – vale se adiantar, pois as sessões estão acontecendo com lotação máxima. O trabalho possui classificação indicativa 14 anos e os ingressos custam R$10 (inteira) e R$5 (meia-entrada).

Criado a partir de uma carta da mãe da artista, Finita surge da necessidade de compreender e suportar a ausência. Em entrevista concedida a André Bern (editor de ctrl+alt+dança) – que compõe o nosso Podcast#6 – Denise conta que o trabalho surge com a doença de sua mãe:

Há dois anos atrás, eu fui convidada pelo Felipe Ribeiro a fazer um vídeo-ensaio num festival de performance (…) Achei uma carta da minha mãe e aí fiz um vídeo, eu e o Renato Mangolin, meu filho Guilherme fez a música (…) sobre essa questão da ausência. A gente começou a pensar muito sobre sombra (…) essas coisas que não existem, reflexos (…) eu fiz esse vídeo, aí minha mãe morreu (…) Eu senti uma urgência, eu tinha que falar, trabalhar sobre isso.

Não é a primeira vez que os dois (Denise e André) se reúnem para trocar ideias. Em mar/2013, Denise participou da série de entrevistas Lugares e Danças, desenvolvida exclusivamente para este blog. Durante a conversa, a artista já antecipava detalhes sobre Finita, que ainda não tinha este título: “Diferente do 3 Solos [em 1 Tempo], que é bem mais concreto, bem aqui, o novo fala de perdas, de desaparecimento. Trabalho com uma carta da minha mãe, tem horas que sou eu falando, tem horas que não, vou desfazendo tudo. Mas a proximidade do público continua, eu transito dentro e fora da plateia.”

Relatos sobre o processo criativo do solo, além de e-mails enviados pelo público – repletos de impressões e sensações vividas durante e após Finita – podem ser conferidos no blog de Denise: denisestutz.wordpress.com. Lá, as/os internautas também podem se informar sobre locais, datas e horários das próximas apresentações do espetáculo.

Para mais detalhes sobre as atividades do projeto de ocupação do Teatro Cacilda Becker – Parabólica – acesse parabolica.info.

O Teatro Cacilda Becker fica na Rua do Catete, 338 – Catete (metrô Largo do Machado) – Rio de Janeiro (RJ).

Um comentário sobre “[podcast] André Bern entrevista Denise Stutz sobre a temporada de “Finita” na Parabólica Ocupação (RJ)

E você? O que acha?

