Corpo e dança são elementos centrais de eventos na região sudeste: Dança em Foco + Maio Cultural + “Ritual de lo Habitual”

[O Festival Dança em Foco chega à sua 12a. edição em 2014 / foto: divulgação]

A 12ª edição do Dança em Foco – Festival Internacional de Vídeo e Dança – começou hoje e segue até 8/jun (dom) no Rio de Janeiro. Esta edição, realizada com patrocínio da RioFilme (Prefeitura do Rio), ocupa diferentes espaços da cidade, tais como o Teatro Cacilda Becker (como parte da programação do projeto de ocupação Parabólica), o Teatro Maison de France e o Museu de Arte do Rio (MAR).

Livre para todos os públicos e com programação gratuita, o Festival apresenta em sua programação a Mostra Internacional de Videodança (MIV), além de oficinas, palestras e debates. Para acessar a programação completa do evento, acesse o site www.dancaemfoco.com.br.

Neste fim de semana, nos dias 29 e 30/mai (quinta e sexta), a cidade de Juiz de Fora (MG) recebe dois espetáculos da Escola de Teatro Martins Pena (RJ): Sopros tem uma sessão na sexta-feira (às 19h, no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM)), e Nossos Espaços Vazios, no sábado (às 20h, no Diversão & Arte Espaço Cultural). Os espetáculos fazem parte do Maio Cultural, um mês especial de cultura em comemoração ao aniversário da cidade mineira, que completa 164 anos em 31/mai.

O evento segue até este sábado e conta, em sua totalidade, com mais de 170 atrações – entre shows, cinema, espetáculos de teatro, circo, dança e outros. A programação de dança do Maio Cultural apresentou a 3a. edição do Festival Nacional de Dança de Salão, além da Mostra de Dança de Juiz de Fora, que ainda se estenderá até o dia 30. Clique aqui para conferir a programação completa do evento.

O CCBM fica na Av. Getúlio Vargas, 200 – Centro – Juiz de Fora (MG). O Diversão & Arte Espaço Cultural se situa na Rua Halfeld, 1.322 – Centro – Juiz de Fora (MG).

[Sara Panamby e Filipe Espíndola em Ritual de lo Habitual / foto: Claire Jean]

Amanhã (27/mai), a partir das 18h30, @s performers Sara Panamby e Filipe Espíndola apresentam Ritual de lo Habitual no SESC Campinas (ver foto acima). O trabalho integra o projeto PERFORMANCE, que a cada mês recebe criador@s a fim de fomentar provocações e diferentes percepções a partir da arte contemporânea.

A performance de Sara e Filipe foi idealizada como um “ritual tecnoxamânico, que lança questionamentos acerca das possibilidades do corpo enquanto produtor de presença, políticas e poéticas: evocador de devires”. Em Ritual de lo Habitual, o público tem autonomia para entrar e sair, transitar em torno de toda a cena. O trabalho apresenta técnicas de perfuração corporal, pintura e composição com adereços. 

Na sequência da performance ainda haverá uma roda de conversa com @s artistas, acompanhada de projeção de imagens. Ambas as atividades (performance e roda de conversa) acontecerão no Galpão Multiuso, com entrada franca e classificação indicativa 18 anos.

O SESC Campinas fica na Rua Dom José I, 270/333 – Bonfim – Campinas (SP).

E você? O que acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s