Exposição, mostra e temporada de espetáculo: corpo e dança em Minas Gerais e no Paraná

Segue em exibição na AM Galeria (MG) até este sábado (7/jun), Devastação, de Paula Huven. A exposição trata de corporeidades, mulheres, maternidade. Sentadas em frente a um espelho, lado a lado, mães e filhas observam-se mutuamente. São seus próprios corpos, seus rostos, suas similaridades e seus distanciamentos que estão no foco da câmera da fotógrafa.

Paula parece se aproximar e deflagrar a palavra que dá nome a seu trabalho. “Devastação” é um conceito da psicanálise sobre laços que “impossibilitam a filha de se separar da mãe para constituir-se como mulher”. A exposição foi contemplada pelo Prêmio FUNARTE Mulheres nas Artes Visuais 2013.

A AM Galeria fica na Rua Cláudio Manuel, 155 – Loja 4 – Funcionários – Belo Horizonte (MG).

Hoje (5/jun), em Uberlândia (MG), começa a Mostra Rumos Dança – UFU. Uma co-realização do Instituto Itaú Cultural, do Dicult/PROEX/UFU e do Curso de Dança da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o evento é inédito na cidade e contará com apresentações, debates e oficina que acontecem até domingo (8/jun).

O Programa Rumos, criado em 1997, é o principal meio de apoio do Itaú Cultural à cultura brasileira, cujo objetivo é valorizar a diversidade brasileira, estimular a criatividade e a reflexão sobre a cultura em nosso país, além de premiar artistas e pesquisador@s de várias áreas. Desde 2000, o programa contempla projetos de dança com inscrições abertas para artistas de todo o território nacional.

Como desdobramento do projeto, o Itaú Cultural trabalha na difusão d@s artistas selecionad@s, através de parcerias locais ou regionais, viabilizando assim a circulação dos trabalhos ou atividades culturais apoiadas. Atento a este movimento, o Curso de Dança da UFU, através dos professores Alexandre Molina e Cláudia Müller, buscou contato com a coordenação do Rumos para levar a mostra de difusão do programa a Uberlândia.

Hoje, às 20h, fica a cargo da Gerente de Artes Cênicas do Instituto Itaú Cultural, Sonia Sobral, a palestra de abertura da Mostra. Intitulada “Gestão cultural no fomento à pesquisa e criação artística”, com mediação de Lu de Laurentiz (Diretor de Cultura da UFU) e Fernanda Bevilaqua (Eutonista e Diretora do UAI-Q-DANÇA), a palestra acontecerá no auditório do Museu Universitário de Arte (MUnA).

Para acessar a programação completa da Mostra, clique aqui.

O MUnA fica na Rua Coronel Manoel Alves, 309 – Fundinho – Uberlândia (MG).

[INPUT, com a desCompanhia de Dança / foto: L.P. Daniel]

Com temporada gratuita que se estende até o final do mês (5-29/jun), a desCompanhia de Dança estreia INPUT em Curitiba (PR). No espetáculo, a memória é evocada como metáfora, pretexto e ponto de partida do processo criativo.

Em cena, quatro bailarin@s jogam um jogo da memória enquanto criam uma coreografia que deve ser memorizada e replicada. As cartas do jogo e a coreografia impulsionam a construção de uma dramaturgia dançada que se constroi em tempo real, a cada sessão do espetáculo.

Abaixo, confira um vídeo promocional de INPUT:

Com direção de Cintia Napoli, INPUT apresenta as/os bailarin@s-criador@s Juliana Adur, Peter Abudi, Yiuki Doi e Mariana Mello. Tuca Pinheiro assina a concepção e a dramaturgia do espetáculo. Segundo texto de divulgação: “INPUT é sobre entradas. E saídas. E sobre lembrar-se: afinal somos o que somos porque somos memória”.

INPUT possui sessões de quinta a sábado (às 20h), e aos domingos (às 18h), no Teatro Antonio Carlos Kraide.

O Teatro Antonio Carlos Kraide fica na Avenida República Argentina, 3.430 – Água Verde – Curitiba (PR).

E você? O que acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s