“Do Papo ao Passo”: Cia. Soma “aterrisa” na Parabólica Ocupação (RJ) para 2 sessões do espetáculo

Hoje e amanhã (11 e 12/jul) é a vez da Cia. Soma “aterrisar” no palco do Teatro Cacilda Becker (RJ) como parte da programação da Parabólica Ocupação. No espetáculo Do Papo ao Passo, as intérpretes-criadoras Maria Eugênia Almeida e Marina Abib contam ao público o caminho da construção de seu repertório coreográfico, demonstrando danças das brincadeiras populares.

Em 2008, a Cia. Soma foi contemplada pelo Programa de Ação Cultural (ProAC / Governo do Estado de São Paulo) na categoria Pesquisa e Investigação em Dança. Da premiação, surgiu Do Papo ao Passo, que reconstrói o universo das danças das brincadeiras populares. Ao intercalar falas e danças, Maria Eugênia e Marina expõem novas sínteses corporais criadas a partir do aprendizado e intersecção das danças brasileiras com outras técnicas contemporâneas.

[Cia. Soma em Do Papo ao Passo / foto: divulgação]

Ambas as bailarinas são “crias” do Instituto Brincante, espaço fundado em São Paulo por Antonio Nóbrega, um grande mestre das danças populares brasileiras. Tanto Maria Eugênia como Marina tiveram a oportunidade de acompanhar Antonio Nóbrega em seus espetáculos.

Nas palavras de Andrea Elias, diretora artística da Parabólica Ocupação: “São duas super bailarinas e, apesar de tão jovens, profundamente conhecedoras do assunto. O espetáculo [Do Papo ao Passo] é uma espécie de passeio, incrivelmente bem ilustrado pela presença das duas, pelo repertório das danças populares tradicionais brasileiras”. Andrea aproveita e nos informa sobre o drama pelo qual o Instituto Brincante está passando no momento: uma construtora comprou o terreno onde o espaço se localiza (no bairro de Vila Madalena) e pretende fazer um prédio em seu lugar. O movimento #ficabrincante propõe discutir alternativas (de compra do terreno, inclusive) para impedir a derrubada do Instituto.

Com classificação livre, Do Papo ao Passo possui sessões às 20h (sex e sáb), com ingressos a R$10 (inteira) e R$5 (meia-entrada). Abaixo, vocês podem conferir um breve vídeo de divulgação do trabalho:

Para mais detalhes sobre dias e horários das atividades da Parabólica Ocupação, acesse o blog http://parabolica.info. O Teatro Cacilda Becker fica na Rua do Catete, 338 – Catete (metrô Largo do Machado) – Rio de Janeiro (RJ).

 

 

 

 

E você? O que acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s