Temporada de apresentações: Ivana Menna Barreto, Cia R.E.C. e Grupo Camaleão circulam com seus espetáculos

[Ivana Menna Barreto em sem o que você não pode viver? / fonte: triangulo.nu]

Três artistas/grupos enfrentam a árdua e prazerosa tarefa de circular trabalhos, com uma série de apresentações consecutivas neste mês de agosto. São eles: Ivana Menna Barreto (ver foto acima), em sem o que você não pode viver?; Cia R.E.C., em Katana; e Grupo Camaleão, com Retina.

sem o que você não pode viver?, solo de Ivana Menna Barreto, criado com recursos da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro (Apoio à Pesquisa e Criação Artística 2010), é “um testemunho particular a partir da memória do outro”, nas palavras da artista. A partir de movimentos, imagens, escrita ou fala deixada por alguém, o trabalho desenvolveu-se através de uma pesquisa interativa sobre a vida cotidiana de pessoas em diversas cidades e países, que envolveu encontros pessoais e virtuais e resultou em amplo material audiovisual.

A circulação atual começará pela cidade de Belo Horizonte (MG) neste final de semana (8-10/ago), no Espaço Ambiente, onde Ivana ministrará uma oficina no dia 9. Até o fim de agosto, sem o que você não pode viver? ainda segue para João Pessoa (PB), Salvador (BA) e Curitiba (PR), como vocês podem conferir em detalhes no flyer abaixo:

Em 2011, durante a temporada de estreia do espetáculo (no Espaço SESC (RJ)), Ivana recebeu André Bern (editor de ctrl+alt+dança) para uma conversa sobre as motivações e o processo criativo do trabalho. “A gente jogou muita coisa fora. Eu acho que muita coisa vai ficar pra outros trabalhos… tem material demais!”, conta a artista.

Abaixo, confiram a conversa entre Ivana e André:

[Bailarinos da Cia R.E.C. em Katana / foto: Rodrigo Buas]

No Rio de Janeiro, a Cia R.E.C. (Reação em Cadeia) leva Katana a quatro Arenas Cariocas: Dicró (Penha), Chacrinha (Pedra de Guaratiba), Fernando Torres (Madureira) e Jovelina Pérola Negra (Pavuna). O projeto de circulação do espetáculo, que se iniciou com duas sessões na Arena Dicró no último final de semana, foi contemplado pelo Programa de Fomento à Cultura Carioca 2013 (Prefeitura do Rio / SMC-RJ).

Katana apresenta 5 bailarinos (R2, Alan Ferreira, Alex Tavares, Liuz LA e Erick Nery) numa atmosfera de espaço compartilhado e revelado através de solos, duos e coreografias envolvendo todo o grupo. “Pouco a pouco, vamos conhecendo esses intérpretes personagens de si mesmos, vivendo uma aventura que pode ser compreendida como uma ficção ou como a vida”, explica o texto de divulgação do trabalho. Katana é o segundo espetáculo criado pela companhia, sob direção de Alice Ripoll, em co-produção com o Festival Panorama (RJ).

Neste final de semana (9 e 10/ago), a Cia R.E.C. volta a apresentar Katana na Arena Dicró, com sessões sempre às 16h. Todas as apresentações do projeto de circulação são gratuitas. Confira o flyer abaixo para obter informações sobre locais, datas e horários:

Por sua vez, o mineiro Grupo Camaleão completa 30 anos de carreira em circulação com o espetáculo Retina, assinado pelo coreógrafo Jorge Garcia. O trabalho é o décimo quarto produzido pelo grupo, cuja circulação – contemplada pelo Prêmio FUNARTE Klauss Vianna de Dança 2013 – se inicia nesta sexta-feira (8/ago) em Mossoró, no Rio Grande do Norte.

[Grupo Camaleão em Retina / foto: Ed Felix]

Retina parte de questões sobre a capacidade humana de reter informações visuais. “O homem contemporâneo não cessa de consumir imagens, seu olhar acolhe mais que a sua capacidade de refletir sobre elas”, comenta o coreógrafo Jorge Garcia. Conforme explica Marjorie Quast, diretora geral do grupo:

Partimos desse aspecto subjetivo para perceber o quanto nos rendemos a esse excesso de informação: quem seguimos, quais comportamentos nos influenciam, enfim, tudo o que nos afeta ao redor. Então, chegamos à retina – a parte do olho onde se formam as imagens – esse filtro em que o claro e o escuro, sombra e luz, se misturam.

Além de Mossoró, o Grupo Camaleão ainda apresenta Retina em Natal e São Gonçalo do Amarante (RN), João Pessoa (PB) e Manaus (AM). Para saber detalhes sobre locais, datas e horários das apresentações, acesse o blog do grupo em: www.camaleaogrupodedanca.blogspot.com.br.

2 comentários sobre “Temporada de apresentações: Ivana Menna Barreto, Cia R.E.C. e Grupo Camaleão circulam com seus espetáculos

E você? O que acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s