Entre São Paulo e Salvador (BA): Cia. Fragmento de Dança em “Sem Título” + novo projeto multimídia de Ivani Santana

[Cia. Fragmento de Dança em Sem Título / foto: Inês Correa]

Dirigida pela bailarina-coreógrafa Vanessa Macedo, a Cia. Fragmento de Dança apresenta uma remontagem de Sem Título em dois espaços da cidade de São Paulo a partir de amanhã (13/ago). Com sessões às quartas e quintas-feiras (às 20h) no Teatro Sergio Cardoso (Sala Paschoal Magno) e aos sábados (às 21h) no Kasulo Espaço de Cultura e Arte, o espetáculo segue em cartaz até o final do mês (30/ago).

Sem Título foi criado a partir de uma investigação do papel da coreografia e de como a dramaturgia em dança é afetada diante da possibilidade de uma partitura fechada ser realizada por intérpretes diferentes. Vanessa Macedo desenvolveu uma coreografia de 15 minutos, que é encenada por 3 artistas distint@s – Angela Nolf, Lavinia Bizzotto e Roberto Alencar. “Eles não podiam abrir mão da movimentação criada; era necessário perseguir uma determinada forma do corpo e o seu desenho no espaço, mas tinham liberdade de escolha no que se refere à trilha, ao figurino, ao desenho de luz, à utilização ou não de objetos cênicos e mesmo à dinâmica e repetição dos movimentos, o que resultou em distinções fundamentais entre os trabalhos”, explica a coreógrafa.

Os ingressos para Sem Título custam R$10 (inteira) e R$5 (meia-entrada) em ambos os espaços: Teatro Sergio Cardoso e Espaço Kasulo. O espetáculo possui classificação indicativa 14 anos.

O Teatro Sergio Cardoso fica na Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista – São Paulo (SP). O Kasulo Espaço de Cultura e Arte localiza-se na Rua Souza Lima, 300 – Barra Funda (metrô Marechal Deodoro – Linha Vermelha) – São Paulo (SP).

Em Salvador (BA), a coreógrafa-pesquisadora Ivani Santana promove o projeto Gretas do Tempo (ver imagens acima), fruto de uma parceria com o Balé Teatro Castro Alves, que engloba instalação interativa, videodanças e uma “caminhada sonora” no Centro Histórico da cidade. As ações do projeto começaram no último dia 8 e seguem até este domingo (17/ago).

“Trata-se de outra forma de possibilitar intimidade entre bailarino e público, outra maneira de escutar, sentir e ver dança”, explica Ivani, que é paulista radicada na Bahia há 11 anos e atua como professora do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da Universidade Federal da Bahia (UFBA). As videodanças produzidas pelo projeto já podem ser conferidas no site www.gretasdotempo.com.br e fazem parte de uma instalação interativa que ocupa o Salão Nobre do Palácio Rio Branco (Ladeira da Praça, s/n – Centro). Abaixo, vocês podem assistir a uma das videodanças:

As caminhadas sonoras (ou soundwalks, em inglês), por sua vez, acontecem entre a Praça da Sé e o Palácio Rio Branco. “Criamos um imaginário através de uma trilha sonora gravada com as vozes e as sonoridades do corpo dos bailarinos, os quais convidam o público para uma caminhada em que contam sobre sua trajetória na dança”, conta Ivani.

Os percursos direcionam cada participante a imergir numa narrativa que entrelaça a realidade das ruas, edificações e paisagens da cidade com a imaginação ou inserção d@s bailarin@s ao longo desse caminho (as narrativas podem ser baixadas no próprio site do projeto). Dependendo da narrativa escolhida, o trajeto pode ocorrer pela Rua da Misericórdia ou pela Rua José Gonçalves, virando à direita na Ladeira da Praça em direção à Prefeitura e ao Palácio Rio Branco. O ponto de encontro é na Praça da Sé, próximo ao Cine Excelsior, às 18h (nos dias 14, 15, 16 e 17/ago), em frente ao busto de Dom Pero Fernandes Sardinha.

Todas as atividades do projeto Gretas do Tempo são gratuitas.

E você? O que acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s