“Estudo Para Lugar Nenhum” + “Uma Risada Te Sepultará”: trabalhos de Vera Sala e Sheila Ribeiro movimentam a cena da dança paulistana

 

[Estudo Para Lugar Nenhum, de Vera Sala, Hideki Matsuka e Marcus Bastos / foto: divulgação]

Desde o mês de julho, a bailarina-coreógrafa Vera Sala tem desenvolvido o trabalho Estudo Para Lugar Nenhum, em parceria com os artistas Hideki Matsuka e Marcus Bastos, na Praça Victor Civita (SP). Diariamente, de 15h às 18h, até 7/set (dom), o público tem a oportunidade de fazer parte do processo de criação (cujo projeto foi contemplado pela 15a. edição do Programa Municipal de Fomento à Dança).

No Prédio do Incinerador, o projeto tem proporcionado encontros para conversas, ensaios abertos e performances, realizadas às quintas e sextas-feiras, às 20h30. Quatro outr@s artistas – Key Sawao, Marcelo Evelin, Sheila Ribeiro e Wagner Schwartz – participam como parceir@s temporári@s, fomentando novas perguntas, reflexões, proposições e experimentações, formando uma rede de trocas e promovendo momentos onde o foco está na discussão e em possíveis diálogos entre processos criativos. As pesquisadoras Christine Greiner e Valeska Figueiredo também integram o projeto, acompanhando os encontros entre artistas, promovendo reflexões e diálogos com outras áreas de conhecimento, produzindo textos disponibilizados ao público.

Para saber mais sobre o trabalho de Vera Sala, visite: http://verasala.com.br. A Praça Victor Civita fica na Rua Sumidouro, 580 – Pinheiros – São Paulo (SP).

[Sheila Ribeiro / foto: Yuri Pinheiro]

No Centro Cultural São Paulo (CCSP), Sheila Ribeiro propõe uma instalação-conectiva no Foyer Central como parte da programação O Imaginário dos 50 Anos do Golpe, que marca e relembra a ditadura militar neste ano de 2014. A instalação em questão é Uma Risada Te Sepultará, através da qual a artista chama atenção ao direito à complexidade e às mudanças radicais sem violência.

A obra parte de uma expressão dos “Indiani Metropolitani” (índios metropolitanos), que no Movimento de 77 – movimento político formado por trabalhador@s nas cidades italianas de Roma e Bolonha – deslocava a política partidária de maneira crítica, não violenta e lúdica. Os “Índios Metropolitanos” contestavam com força através de novas linguagens, música, dança, teatro, performance, fotografias e slogans (como o que inspirou o título da instalação de Sheila).

Uma Risada Te Sepultará é uma ação antitortura. Nas palavras da artista, “anti a tortura durante a ditadura militar no Brasil e na América Latina, anti a tortura em desocupações e desaparecimentos atuais no Brasil (Pinheirinho, Amarildo, Claudia, etc), anti a tortura das reclamações cotidianas e rabugentices inspiradas pelas mídias corporativas inconsequentes”. No trabalho, cada pessoa é convidada a se ver, se espelhar, se manifestar, se questionar sobre noções de vitalidade e poder. Conforme explica o texto de divulgação:

A obra convida ao direito de expressão artística (de desejos, aspirações e vontades espontâneas), ao pensamento em ação criativa, como foi aquela alegre guerrilha teatral urbana italiana mostrando a vontade de viver, que é o antídoto de qualquer perversidade que levou e leva à tortura. Cada um se auto-representa brincando, criando, expondo, compartilhando e inspirando outras pessoas em ações performáticas antitortura.

Uma Risada Te Sepultará estreia amanhã (14/ago), às 19h, com entrada franca, e permanece no Foyer Central do CCSP até o dia 24. Para acompanhar e participar, acesse a página da instalação no Facebook.

O CCSP fica na Rua Vergueiro, 1.000 – Paraíso (próximo às estações Paraíso e Vergueiro do metrô) – São Paulo (SP).

 

 

 

E você? O que acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s