Oficinas no Rio de Janeiro: Eutonia e Movimento Expressivo + preparação para intervenção urbana

[Miriam Dascal / fonte: miriamdascal.com.br]

O Espaço Companheiros das Artes, localizado no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, recebe a terapeuta-bailarina Miriam Dascal para o workshop Eutonia e Movimento Expressivo. Concentrado em dois dias (19 e 20/set), o workshop propõe um trabalho de conscientização da estrutura óssea para o desenvolvimento de possibilidades expressivas do corpo.

As atividades se baseiam em princípios da Eutonia, método que investiga a anatomia do corpo desde a pele até a estrutura óssea, despertando a sensibilidade, promovendo o equilíbrio das tensões, o auto-conhecimento e a flexibilidade muscular nos movimentos do cotidiano e nas artes. “Aguçar a sensibilidade proprioceptiva significa despertar o corpo para sentir, perceber, conhecer. Significa estar presente”, explica Miriam. O workshop é dirigido a profissionais da saude, da educação e das artes, além de tod@s aquel@s interessad@s em temas como consciência corporal e movimento expressivo.

Com investimento de R$250, o workshop é organizado em duas sessões de 4 horas cada (sexta-feira, 18h às 22h; e sábado, 15h às 19h). Quem desejar se inscrever ou obter mais informações deve enviar um e-mail para manhaes.ju@gmail.com ou ligar para (21) 9 8450-9419.

Miriam Dascal é eutonista formada em Buenos Aires (Argentina), pela primeira escola de Eutonia da América Latina. É mestre em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e autora do livro “Eutonia, o saber do corpo”, pela Editora SENAC.

O Espaço Companheiros das Artes fica na Rua Joaquim Silva, 56 – 10º andar – Lapa – Rio de Janeiro (RJ).

[A intervenção urbana Cegos já aconteceu na Avenida Paulista (SP) / foto: divulgação]

Originalmente realizada em São Paulo – em plena Avenida Paulista – a intervenção urbana Cegos “desembarca” no Rio de Janeiro aliada a uma oficina que prepara participantes para vivenciá-la. As atividades da oficina e intervenção urbana acontecerão nos dias 24, 25 e 26/set (quarta a sexta-feira) no Espaço Cultural Escola SESC (RJ), como parte da programação do Palco Giratório 2014.

Dezenas de executiv@s, homens e mulheres, portando maletas, bolsas, celulares e documentos, caminham lentamente cobert@s de argila e de olhos vendados, misturando-se aos pedestres, desestabilizando o fluxo cotidiano da cidade. A imagem gerada pela intervenção urbana faz uma crítica ao trabalho corporativo, “iconizado na indumentária tradicional de executiv@s e empresári@s, de terno e gravata”. Cegos foi concebido pelos diretores Marcos Bulhões e Marcelo Denny, com realização dos coletivos Desvio e Pi.

Quem ficou interessad@ em participar da oficina e intervenção urbana deve se inscrever através do e-mail espacoculturalescolasesc@gmail.com. O Espaço Cultural Escola SESC fica na Avenida Ayrton Senna, 5.677 – Jacarepaguá – Rio de Janeiro (RJ).

E você? O que acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s