Artistas em circulação pelo Brasil: Elisa Schmidt na região norte + desCompanhia de Dança no sul do país

[Elisa Schmidt em Entre Terra / foto: Eneléo Alcides]

“Eu gostaria de denunciar coisas muito bizarras”: eis como a artista Elisa Schmidt inicia a performance Entre Terra, durante a qual cria e recria faces para o rosto e criaturas para o corpo com argila, tinta e pó (ver foto acima). Depois da estreia em Florianópolis (SC) em 2013, o trabalho segue em circulação nos meses de setembro a outubro: as próximas paradas são nas cidades de Palmas (TO), nos dias 20 e 21/set; Boa Vista (RR), em 25 e 26/out; Belém (PA), em 30 e 31/out; e Porto Velho (RO), nos dias 15 e 16/nov. Todas as apresentações são gratuitas.

A pesquisa de interfaces entre a dança e a desfiguração teve início em 2009, partindo de estudos das obras de Olivier de Sagazan, performer radicado na França. Elisa (que na época se dedicava ao mestrado em Artes Cênicas) esteve no país, onde conheceu a técnica e a incluiu em seu processo investigativo. Em Entre Terra, a artista vasculha rastros de obscuridade da violência social e as reinscreve em cena – a ação consiste na revelação do trauma, das deformidades, expondo uma face sombria humana, recorrente numa história de dominações totalitárias. O trabalho foi contemplado em duas edições consecutivas do Prêmio FUNARTE Klauss Vianna de Dança (2012 e 2013).

Em cada cidade, Elisa ainda ministra a oficina Experiências em Desfiguração, cuja proposta visa explorar os territórios cruzados da dança, da performance, das artes visuais e do teatro, através da investigação do contato da argila com o corpo e o rosto. Os parâmetros de pesquisa envolvem identidade e ritual introduzidos por estratégias de composição de faces para o rosto e de esculturas com o corpo. São abertas 10 vagas a cada oficina e as/os interessad@s em participar das atividades devem enviar uma carta de intenção para o e-mail: entreterra@gmail.com.

Para acompanhar a circulação de Entre Terra e obter mais informações, acesse a página do projeto no Facebook.

[Sobre sujeitos, objetos e afetos, com a desCompanhia de Dança / foto: Elenize Dezgeniski]

Por sua vez, a desCompanhia de Dança começa uma circulação pela região sul do país com o espetáculo Sobre sujeitos, objetos e afetos (ver foto acima)O projeto de circulação também foi contemplado pelo Prêmio FUNARTE Klauss Vianna de Dança (2013) – que viabilizará uma sequência de apresentações em 6 cidades (Curitiba e Londrina, no Paraná; Florianópolis e Joinville, em Santa Catarina; além de Porto Alegre e Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul), acompanhadas de ações de construção de redes de agentes da dança no sul do Brasil, tais como mesas de debate e encontros com grupos convidados.

tour se inicia no próximo dia 18 (qui), em Curitiba (PR), com o debate “Conversa sobre dança – configurações possíveis”, na Casa Hoffmann (Rua Claudino dos Santos, 58 – Largo da Ordem). Com entrada franca e presença de Cintia Napoli, Elke Seidler e Airton Tomazzoni, a conversa se estenderá entre 20h e 22h.

Sobre sujeitos, objetos e afetos propõe uma reflexão sobre a condição humana em contextos de desnível de poder. “Trata-se de um jogo de afetos, os quais se manifestam em um constante embate entre impulso agressivo e expressão do afeto amoroso”, explica o texto de divulgação do trabalho. Em cena estão Juliana Adur, Peter Abudi, Renata Roel e Yiuki Doi, sob direção de Cintia Napoli. Felipe Ayres se junta ao grupo com uma performance musical ao vivo (Live PA).

Saiba mais detalhes e acompanhe as notícias mais recentes do projeto de circulação da desCompanhia de Dança no blog: http://descompanhia-circulacaosul.blogspot.com.br.

E você? O que acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s