São Paulo e Recife (PE) em foco: inscrições para oficina, mini-residência artística e feira cultural

[A bailarina Kenia Dias ministrará a oficina Corpo e Teatralidade no estudiofitacrepeSP / foto: divulgação]

A partir desta segunda-feira (22/set), a bailarina Kenia Dias ministrará a oficina Corpo e Teatralidade no estudiofitacrepeSP, em São Paulo. Na oficina serão abordados estudos de dinâmicas do movimento e suas relações com a improvisação e a composição corporal de atrizes/atores-bailarin@s.

Dentre as atividades da oficina, propõe-se uma prática de edição do material de movimento criado em improvisações com vistas à montagem de uma cena-estudo com duração de 3 a 5 minutos. Os encontros acontecem sempre às segundas-feiras, de 19h às 22h.

Sobre Kenia Dias: coordena o estudiofitacrepeSP e atualmente ministra aulas no curso de atuação da SP Escola de Teatro (além de orientar os experimentos cênicos da instituição). Dirige, em parceria com Grace Passô, o espetáculo Carne Moída, realizado com formand@s da EAD/USP. Sua pesquisa está situada entre as fronteiras do teatro e da dança, com foco nas dinâmicas do movimento e suas relações com a improvisação, a composição corporal/vocal d@s atrizes/atores-bailarin@s e a direção de cena.

[Em 26/ago, publicamos uma entrevista com Kenia Dias e Ricardo Garcia, idealizador@s e coordenador@s do estudiofitacrepeSP. A conversa com Gabriela Alcofra, nossa redatora na cidade de São Paulo, integra a série De Porta em Porta (SP).]

Para mais informações sobre a oficina Corpo e Teatralidade, escreva um e-mail para fitacrepemovimento@gmail.com. O estudiofitacrepeSP fica na Rua da Consolação, 2.582 – Consolação – São Paulo (SP).

[Micheline Torres conduz mini-residência artística no Recife (PE) / foto: divulgação]

Em Recife (PE), a sede do Coletivo Lugar Comum recebe inscrições para uma mini-residência artística com a bailarina-coreógrafa Micheline Torres. As/Os interessad@s devem se inscrever até 28/set (dom).

A mini-residência acontecerá entre 10 e 20/out (15h às 19h), e serão aceitas inscrições de artistas ou pessoas interessadas no intercâmbio de conhecimentos relativos à presença cênica e aos trabalhos em espaços públicos. As vagas são destinadas a residentes dos estados de Pernambuco, Paraíba e Alagoas.

Para se inscrever, acesse a ficha online aqui. O resultado será divulgado em 3/out (sex). A mini-residência é parte do projeto de pesquisa Trânsito Coletivo, que vem sendo desenvolvido pelo Coletivo Lugar Comum ao longo de 2014 – com incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (FUNCULTURA) e do Prêmio FUNARTE Klauss Vianna de Dança.

Sobre Micheline Torres: é formada em balé clássico e dança contemporânea. Estudou Artes Cênicas na UNIRIO e Filosofia na UFRJ. Trabalhou por 12 anos como bailarina e assistente da Lia Rodrigues Companhia de Danças. Desde 2000 desenvolve trabalhos próprios situados entre a dança contemporânea, a performance e as artes visuais. Atualmente, desenvolve o projeto Meu Corpo é Minha Política, contemplado com o prêmio FUNARTE Klauss Vianna de Dança 2010 e 2012, o projeto de residência do Centre National de la Danse (Paris, França) e o edital FADA (Fundo de Apoio à Dança), tendo sido apresentado em 18 cidades do Brasil e oito países. É integrante do coletivo internacional Sweet & Tender Collaborations.

Encaminhando-se para a sua 13a. edição (em dezembro deste ano), a Feira Cultural Preta 2014 recebe inscrições de projetos de dança, música, fotografia, artes plásticas, teatro e literatura para montagem de sua programação. Maior evento de cultura negra da América Latina, a Feira acontecerá no Palácio de Convenções do Anhembi, em São Paulo.

Os trabalhos inscritos (assim como seus criador@s) precisam pautar-se pela temática da cultura negra. Os materiais de inscrição devem ser enviados para o e-mail feirapreta2014artistico@gmail.com até 5/out (dom).

Para mais detalhes, acesse o site do Instituto Feira Preta: www.feirapreta.com.br.

E você? O que acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s