Temporada de aulas e oficinas: Dasha Lavrennikov, Helena Vieira e Dudude Herrmann conduzem atividades no Rio de Janeiro e em São Paulo

A bailarina russo-americana Dasha Lavrennikov começará um curso livre de Dança Contemporânea em Botafogo, no Rio de Janeiro (ela ministra uma aula experimental gratuita ainda hoje à noite, às 20h30). As aulas do curso acontecerão no Espaço Corpo Seguro a partir de 1/out, sempre às quartas-feiras (20h30 às 22h) (ver flyer abaixo).

Seu trabalho inclui princípios de distintas técnicas corporais, tais como Release Technique, Klein Technique, Axis Syllabus, Flying Low, contato-improvisação, balé, kalaripayattu, capoeira, yoga, e Qi Gong para uma abordagem pessoal da dança contemporânea. O foco principal das aulas é explorar a gravidade e a conscientização do centro do corpo, experimentando dinâmicas em dupla, pequenas frases de movimento, além de exercícios de improvisação e composição que trabalham a percepção espacial, o peso e o momento.

O Espaço Corpo Seguro fica na Rua Camuirano, 76 – sl. 203 – Botafogo – Rio de Janeiro (RJ).

[Helena Vieira / foto: Paulo Cesar Lima]

Também no Rio de Janeiro, a bailarina Helena Vieira ministrará o curso A Dança e Suas Expressões a partir de outubro em 2 espaços da cidade: a Escola e Faculdade Angel Vianna e o Casarão Ameno Resedá. Com trajetória profissional de mais de 20 anos, Helena propõe um curso de dança contemporânea que atinja pessoas de todas as idades e condicionamentos físicos.

As aulas proporcionarão às/aos participantes um contato com importantes técnicas da dança contemporânea da década de 1990, fundamentais para a formação de muit@s bailarin@s e coreógraf@s da atualidade. O curso inspira-se em nomes como Graciela Figueroa, João Saldanha, Sonia Mota e Angel Vianna.

Nas aulas, Helena buscará aliar dança, consciência corporal e criação de movimentos, sempre levando em conta as diferenças de cada corpo e estimulando o prazer de dançar. Conforme ela explica:

O aluno sentirá os benefícios que a dança proporciona através das sequências de movimento com diferentes ritmos musicais e poderá perceber o trabalho de alongamento, correção postural e tonificação muscular. O objetivo principal é estimular a capacidade criativa por meio da dança.

Na Escola e Faculdade Angel Vianna (Rua Jornalista Orlando Dantas, 2 – Botafogo / tel.: 2551-0099), o curso acontecerá sempre às sextas-feiras (16h40 às 18h50), com início em 3/out. Já no Casarão Ameno Resedá (Rua Pedro Américo, 277 – Catete / tel.: 2556-2427), os dias das aulas serão segundas e quartas-feiras (9h às 10h30), com início em 6/out. Em ambos os espaços, as mensalidades são de R$220. As/Os interessad@s não precisam ter experiência prévia em dança.

[Dudude Herrmann / foto: divulgação]

Por sua vez, Dudude Herrmann “aterriza” em São Paulo no final do mês de outubro para ministrar o workshop Modos de Inventar Danças, Imagens, Ações Transitórias – com direito a sessão de improvisação aberta ao público. A artista, natural de Belo Horizonte (MG), conduzirá as atividades no estudiofitacrepeSP, coordenado por Kenia Dias e Ricardo Garcia.

O workshop busca ativar a percepção ampliada do espaço; treinar o corpo com o sentido de criar imagens que podem virar textos, danças, ações; perceber o trânsito das escolhas advindas do espaço; alargar a noção de corpo; e fomentar a imaginação. As atividades se desenvolverão entre 27 e 30/out (seg a qui), de 10h às 13h. A sessão de improvisação aberta ao público acontecerá no dia 30, às 20h.

Para obter mais informações e fazer sua inscrição, envie um e-mail para: fitacrepemovimento@gmail.com. O estudiofitacrepeSP fica na Rua da Consolação 2.582 – Consolação – São Paulo (SP).

E você? O que acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s