A partir de hoje: palestras, performance e ocupação artística agitam a região sudeste

Entre hoje e sexta-feira (29-31/out), a Secretaria Municipal de Educação de Juiz de Fora (MG) promove o V Ciclo de Palestras – Docência e Experiência Estética. Com início sempre às 18h30, o evento conta com apresentações, performances e palestras com foco na relação entre as artes e a docência.

Ainda hoje, após uma apresentação teatral, o professor Afonso Rodrigues (UFJF) versa sobre “Texto, Palavra e Imagem, relações possíveis”. Amanhã (30/out) tem performance com poesia e, na sequência, a professora Iolanda Santos (Secretaria Municipal de Juiz de Fora) fala sobre “Literatura na Escola: texto ou pretexto”.

Na sexta-feira, o evento é dedicado à dança: haverá uma apresentação na Galeria Arlindo Daibert, além da palestra “A Arte do Movimento de Rudolf Laban na Escola: Corpo e Dança”, com a professora e pesquisadora Lenira Rengel (UFBA).

Confira mais informações no flyer abaixo:

[Bruno Isakovic em Denuded / foto: Darko Vaupotic]

Amanhã (30/out, às 10h), os artistas croatas Zvonimir Dobrovic e Bruno Isakovic, além do brasileiro Rodrigo Munhoz, se reúnem na palestra “Performance e políticas do corpo”, com mediação de Celso Curi. Realizada em São Paulo, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, a palestra propõe uma discussão – a partir de experiências dos artistas – sobre relações entre performance, gênero e políticas do corpo e sobre o corpo.

Ainda hoje (29/out, às 20h), Bruno Isakovic apresenta seu mais novo trabalho, intitulado Denuded (ver foto acima). A performance solo foi criada durante um processo que envolvia (de)formações físicas dos movimentos do corpo, além de invocação e introspecção psicológica.

Denuded possui classificação indicativa 16 anos – quem ficou animad@ em conferir o trabalho deve retirar convites com 30 minutos de antecedência da performance (há apenas 80 lugares disponíveis). Para assistir a palestra “Performance e políticas do corpo” é preciso se inscrever (clique aqui).

A Oficina Cultural Oswald de Andrade fica na Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo (SP).

No Rio de Janeiro, no âmbito do 17 Semanas de Dança (projeto de ocupação do Teatro Cacilda Becker (RJ)), o coletivo O CU P(ARA) AÇÃO promove uma semana “que se caracteriza pelo embaralhamento das formas tradicionais de expressões teóricas e práticas”. Intitulada “A Dança e a Filosofia – Experimentações Corpo-Pensamento” (ver flyer acima), a semana de atividades arrisca um formato novo, sem a frequente divisão entre mesa-redonda e espetáculo.

Conforme explica o texto de divulgação:

Buscamos neste encontro, através de conceitos teóricos e experimentações performáticas, problematizar a emergência, na cena contemporânea, de um novo olhar sobre o corpo e a vida em que as biotecnopolíticas sejam consideradas campo de transformações corporais, sexuais, sociais e políticas (…) O que pretendemos é dar uma voz polifônica aos lugares que não se localizam na lógica binária que orienta os saberes sobre o corpo e a vida: bem/mal; homem/mulher; homo/hetero; branco/negro; ativo/passivo etc… buscando naquilo que nos faz semelhantes a pura diferença, sem transformar a diferença em palavra de ordem.

O coletivo O CU P(ARA) AÇÃO é formado por Ana Vitória, Catarina Resende, Helena Vieira, Hélia Borges, Toni Rodrigues e Vanessa Garcia. Saiba mais sobre a programação da semana no perfil criado no Facebook: https://www.facebook.com/ocuparacao.

O Teatro Cacilda Becker fica na Rua do Catete, 338 – Catete (metrô Largo do Machado) – Rio de Janeiro (RJ).

E você? O que acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s