Inscrições na ponte RJ-SP: pauta para teatro + festival de linguagem eletrônica + laboratório performático + oficina de videodança

[O Teatro J. Safra localiza-se na Barra Funda, em São Paulo (SP) / fonte: vejasp.abril.com.br]

Fica a dica para quem quer levar seu espetáculo para a cidade de São Paulo: o Teatro J. Safra (ver foto acima) recebe propostas de pauta para 2015. Inaugurado na Barra Funda em julho deste ano, o espaço comporta 633 espectador@s e já recebeu trabalhos de companhias como Pia Fraus e Ballet Stagium.

As/Os interessados em obter mais informações e/ou enviar suas propostas de pauta devem escrever para pauta.teatrojsafra@manhas&manias.com.br.

Também em São Paulo, o Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (FILE) recebe inscrições de trabalhos para a sua 16a. edição, que acontecerá em junho de 2015 no Centro Cultural FIESP – Ruth Cardoso. O FILE é uma organização cultural sem fins lucrativos – desde 2000, tem promovido exposições, oficinas e encontros que buscam investigar as apropriações dos meios tecnológicos na realização artística.

Para a nova edição do Festival, artistas e pesquisador@s podem inscrever trabalhos em 3 categorias principais: Arte Interativa, Linguagem Digital e Sonoridade Eletrônica. As inscrições podem ser efetuadas até 15/jan/2015 (qui).

Além das inscrições de trabalhos, o FILE também promove oficinas (chamadas de FILE Workshop) cujo objetivo é difundir as ferramentas tecnológicas como meios de produção artística. Para acessar o regulamento geral do Festival e preencher a ficha de inscrição, clique aqui.

No Rio de Janeiro, as artistas – irmãs e niteroienses – Dally e Erika Schwarz lideram o projeto Jogos de Vestir Mulheres (ver fotos acima) no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno (CCPCM) e no entorno do Campo de São Bento (Niterói (RJ)). O projeto apresenta uma série de performances sobre produção de subjetividade a serem realizadas durante a primeira semana de dezembro deste ano (1 a 5/dez) em colaboração com 10 participantes – selecionadas via convocatória pública.

[Em 3/mar/2014, Dally entrevistou a irmã, Erika Schwarz, para o texto intitulado Diálogo entre: O Corpo-Processo no vídeo Mapa 01 (Vale Tudo). A contribuição exclusiva para ctrl+alt+dança integra a série eixo do fora, desenvolvida por Dally como parte do projeto Dança Carioca na Rede. Clique aqui para conferir o texto.]

Ao evidenciar corpos individuais e coletivos femininos no espaço da Galeria Quirino Campofiorito (localizada no CCPCM) e no espaço urbano (área pública do parque), Jogos de Vestir Mulheres pesquisa o figurino, o objeto, a roupa como ativador do espaço e do corpo/subjetividade. As interessadas em colaborar com o projeto devem enviar um e-mail para jogosdevestirmulheres@gmail.com até amanhã (22/nov) – é fundamental a presença em todos os encontros, já que eles serão inter-relacionados.

Além de entrar em contato com o universo da performance no contexto das artes cênicas e visuais – a partir de dinâmicas do vestir e jogos no espaço – as participantes selecionadas apresentarão um trabalho coletivo na abertura da exposição (13/dez).

O Centro Cultural Paschoal Carlos Magno fica no Campo de São Bento, na Rua Lopes Trovão, s/n – Icaraí – Niterói (RJ).

[Gustavo Gelmini / foto: divulgação]

No Rio de Janeiro, o Centro Coreográfico da cidade promove uma oficina de videodança para bailarin@s como parte de seu programa de aperfeiçoamento profissional. Composta de uma série de atividades teórico-práticas direcionadas a estudantes e profissionais de dança, a oficina será ministrada por Gustavo Gelmini de 3 a 19/dez (quartas e sextas-feiras, 10h às 12h). “Durante os encontros, o grupo de participantes irá assistir e debater videodanças para então realizar, de forma orientada, um exercício prático de criação de um videodança”, explica Gustavo.

Há apenas 25 vagas disponíveis – quem ficou interessad@ em participar deve se inscrever no blog do Centro Coreográfico (clique aqui para acessar o formulário online) até às 18h do dia 26 (qua).

O Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro fica na Rua José Higino, 115 – Tijuca (metrô Uruguai) – Rio de Janeiro (RJ).

E você? O que acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s