“Mandalando”: espetáculo de dança reúne pacientes psiquiátricos e artistas profissionais em cena

[Mandalando conta com a direção artística de Márcio Cunha / foto: divulgação]

Apresentado pelo Ponto de Cultura Ecoar, Mandalando é um espetáculo de dança cujo foco se concentra numa mandala performática tecida por vinte intérpretes – com olhares distintos sobre a cidade do Rio de Janeiro e suas questões sociais. O trabalho, dirigido pelo bailarino-coreógrafo Márcio Cunha (ver foto acima), aborda temas como a utilização do espaço, as distâncias e a sensibilização experienciados pel@s intérpretes durante uma residência artística em dança realizada no Instituto Psiquiátrico da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Criação coletiva desenvolvida por pacientes psiquiátricos e artistas profissionais, Mandalando pretende tornar visível o invisível e dar lugar à expressividade de cada participante. “Uma cadeira no centro, mandalas coloridas espalhadas no chão (…) texturas, cores e pedaços da cidade projetados no cenário e nos corpos vão entrelaçar esta trama espiralada e centrípeta de pensamentos e formas”, explica o texto de divulgação do espetáculo.

O projeto faz parte da Rede Carioca de Pontos de Cultura, contemplado pelo edital da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro. Mandalando conta com a direção de videodança de Duda Freyre, além da assistência de direção artística de Patricia Riess. Carla Strachmann assina a direção geral do projeto.

Quem ficou curios@ poderá conferir Mandalando em duas datas próximas: amanhã (24/nov, às 14h30), no Festival de Arte e Cultura da Diversidade, no campus da UFRJ na Praia Vermelha; e no dia 26 (qua, às 11h30), no Centro de Estudos e Pesquisa do Envelhecimento (CEPE), localizado na Rua Padre Leonel França, 248 – Gávea (RJ).

E você? O que acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s