Dois artistas organizam campanhas em busca de recursos para realizar estudos fora do país: Adelson Nascimento + Soraya Jorge

[Adelson Nascimento busca recursos para estudar nos EUA / foto: divulgação]

Prestes a completar seus estudos na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil (SC), o bailarino Adelson Carlos Nascimento Junior busca recursos junto a empresas e pessoas físicas para continuar aprimorando sua prática artística nos Estados Unidos. A próxima parada é a National Ballet Academy, localizada em Denver (EUA), para a qual Adelson foi selecionado via audição.

No entanto, o bailarino precisa arrecadar US$7.500 para cobrir os custos de alojamento ao longo do curso. “Venho de uma família humilde que possui renda mensal de um salário mínimo. Sem o apoio do meu pai e de alguns parentes, quebrei barreiras para estudar balé numa sociedade machista que acredita que a arte da dança só pode ser praticada por pessoas do sexo feminino”, conta Adelson. Em sua família, ele conta apenas com o incentivo da mãe, da avó e de algumas tias.

[Adelson concluirá seus estudos na Escola Bolshoi em 2015 / foto: divulgação]

Com a experiência na National Ballet Academy, Adelson pretende enriquecer o currículo e aumentar suas chances de ingresso no restrito mercado de dança clássica no Brasil. “É uma experiência que vai além da dança, pois permite aprender mais sobre outras culturas e línguas”, avalia.

Como o bailarino precisa confirmar sua vaga e efetuar o primeiro pagamento de US$1.000 até 16/dez (ter), ele está organizando o que chama de “vaquinha Denver”. Conforme Adelson explica:

A vaquinha vai de acordo com as possibilidades de cada um. Toda ajuda é importante, pois acredito que, se 14 mil pessoas derem 1 real, eu consigo realizar esse grande sonho.

Para quem quiser dar uma força aos estudos do Adelson: a contribuição pode ser feita diretamente em sua conta bancária na CAIXA: agência 6277, operação 013, conta 00035262-2.

[Soraya Jorge deseja participar de encontro de reciclagem de Movimento Autêntico no Canadá / fonte: facebook.com/soraya.jorge.7]

No Rio de Janeiro, a artista e educadora Soraya Jorge recebeu um convite bastante especial: participar de uma reciclagem internacional de professor@s de Movimento Autêntico no Canadá. O chamado veio diretamente de Janet Adler, com quem Soraya estudou a disciplina por dez anos na Califórnia (EUA).

Doutoranda da Faculdade de Motricidade Humana (Universidade Técnica de Lisboa (Portugal)), Soraya desenvolve uma tese sobre o Movimento Autêntico, abordagem somática que ela ensina no Brasil há quatorze anos. Em campanha no Facebook, divers@s amig@s e profissionais da dança se juntaram em busca de recursos que viabilizem a participação da artista na reciclagem de professor@s no Canadá. Conforme explicam as mensagens compartilhadas na rede social:

A Reciclagem Internacional de Professores de Movimento Autêntico é um momento muito especial para todos aqueles que estão envolvidos com o trabalho, dentro e fora do Brasil. Representa a possibilidade de aprofundamento e multiplicação de um tipo de abordagem corporal, na qual pessoas e profissionais dos mais diversos campos do conhecimento têm investido continuadamente. Muitos, inclusive, em processo de formação.

A reciclagem de professor@s no Canadá acontecerá na Ilha de Galiano, em março de 2015. De acordo com a campanha, aquel@s que apoiarem o projeto poderão participar de um encontro com Soraya (com data ainda a ser definida) para compartilhamento de conhecimentos que ela certamente trará da viagem.

As contribuições podem ser feitas no Banco Itaú: agência 1108, conta poupança 26647-7/500, em nome de Soraia Jorge Rodrigues Filha, CPF: 666.126.087-49. Perguntas, comentários e dúvidas serão respondidos através do e-mail sorayaprocanada@gmail.com.

Abaixo, confiram um vídeo que circula nas redes sociais em apoio à campanha de Soraya:

E você? O que acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s