Dois projetos encerram inscrições para participação: Novas Práticas Axis Syllabus + Jovens Criadores no Amazonas

[Frey Faust compartilha informações sobre o sistema Axis Syllabus / foto: Julius Mack]

Encontro intensivo entre artistas, pesquisador@s, professor@s e demais profissionais atuantes no circuito de formação em Dança na cidade do Rio de Janeiro, Novas Práticas 2015 – Axis Syllabus promoverá atividades gratuitas que viabilizam a troca de informações atualizadas sobre ferramentas de treinamento corporal em diálogo com práticas artísticas. O evento acontecerá entre 22 e 30/jan, no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro, com inscrições a serem efetuadas apenas até amanhã (5/jan) (clique aqui para acessar o formulário online).

Ao longo de 9 dias, Novas Práticas oferecerá – em parceria com o Curso Técnico em Dança da FAETEC (Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro) – oficinas, palestras e laboratórios de criação. O evento, contemplado pelo Programa de Fomento à Cultura Carioca 2014 (Secretaria Municipal de Cultura / Prefeitura do Rio), é um desdobramento natural do primeiro workshop gratuito de Axis Syllabus no Rio de Janeiro – oferecido como parte do Programa de Aperfeiçoamento Profissional do Centro Coreográfico (em jan/2014).

Axis Syllabus é um sistema para correlacionamento de princípios do movimento, que reúne informações pertinentes em formato acessível, como um manual do usuário para dançarin@s, atletas e fisioterapeutas. Seu processo de consolidação tem ajudado a esclarecer mal-entendidos e questionar tradições desatualizadas, fomentando a re-educação de professor@s de movimento, coreógraf@s e líderes de projetos em todo o mundo.

Para obter mais informações sobre o evento, visite o site: www.novaspraticas.com. O Centro Coreográfico do Rio de Janeiro fica na Rua José Higino, 115 – Tijuca (metrô Uruguai) – Rio de Janeiro (RJ).

[Thelma Bonavita é uma d@s artistas-formador@s do projeto Jovens Criadores no Amazonas / foto: divulgação]

Em Manaus (AM), Jovens Criadores no Amazonas é um projeto de residência e formação artística em Dança e Performance com duração de 3 meses e atividades lideradas pel@s coreógraf@s Chris Leuenberger (Suíça), Thelma Bonavita (São Paulo/Berlim) (ver foto acima) e Francisco Rider (Amazonas). O projeto recebe inscrições apenas até amanhã (5/jan): as/os interessad@s devem possuir possuir trabalhos em dança, performance, teatro, artes visuais, fotografia e/ou multimídia, e residir em estados da região Norte do país.

Com atividades concentradas no Lugar Uma de Artes, localizado no Centro da cidade de Manaus, Jovens Criadores no Amazonas foi contemplado com o Prêmio FUNARTE Klauss Vianna de Dança 2013. O projeto visa proporcionar aos participantes uma oportunidade de ampliação de sua formação artística por meio da criação e imersão num ambiente experimental.

Ao final das atividades, as/os participantes farão uma mostra aberta ao público com o objetivo de apresentar trabalhos fomentados e desenvolvidos a partir da residência artística. Quem desejar se inscrever deve enviar um e-mail para jovenscriadoresnoam@gmail.com (no campo ‘assunto’ devem constar as palavras: Inscrição na residência): contendo currículo e carta de intenção, explicitando os motivos pelos quais deseja participar do projeto, além de responder a seguinte pergunta: “Como você compreende a formação do artista por meio da criação artística?”.

Ao todo, 12 artistas serão selecionad@s para participar da residência. Para acompanhar mais notícias sobre o projeto, confira o perfil de Jovens Criadores no Amazonas no Facebook.

E você? O que acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s