André Bern e Compassos Cia. de Danças promovem oficinas no Rio de Janeiro e em Recife (PE)

[André Bern em experimento realizado na praia de Manly, em Sydney (AUS) / foto: Heidrun Löhr]

Na sequência do Centro Coreográfico do Rio de Janeiro, André Bern (ver foto acima) volta a conduzir sua oficina vinculada ao projeto Correspondanças. A nova edição acontecerá no Studio Casa de Pedra – sede da Esther Weitzman Companhia de Dança, localizada na Gávea (RJ) – nos próximos dias 17 e 18/jan (sáb e dom), de 10h às 16h (com intervalo para almoço).

A oficina é um desdobramento de um período de residência artística na cidade de Sydney (Austrália) – entre outubro e novembro de 2014 – contemplado com o Prêmio FUNARTE de Dança Klauss Vianna 2013. Conforme André explica:

Trata-se de um desdobramento natural das questões que já estavam presentes em senha de acesso, espetáculo criado em 2011, e de meu trabalho como blogueiro em ctrl+alt+dança. O passo adiante que promovi através da residência foi investir numa relação mais próxima com o público, através de experimentos a serem realizados com cada pessoa. Na oficina, vou compartilhar exercícios e propostas para encontros inusitados a dois – em espaços fechados, ao ar livre ou pela internet. De movimentos guiados pelo vento com os olhos fechados a visitas silenciosas a casas de estranhos, proponho ‘microdanças’ que emergem a partir de cada encontro.

A oficina é dirigida ao público adulto, interessado em experimentos sensíveis através do contato com os diferentes espaços por onde transitamos e as pessoas com quem podemos nos encontrar e interagir de forma criativa. É preciso estar presente nos dias dias (17 e 18/jan) e a atividade não é dirigida apenas a bailarin@s.

Correspondanças possui um blog que concentra materiais da residência e da primeira edição da oficina no Centro Coreográfico: http://correspondancas.net. Confira abaixo, um experimento realizado com @s participantes Tatyana Felix e Thiago Klen:

Quem se animar em participar da oficina deve se inscrever através de um formulário online – clique aqui para acessá-lo. O Studio Casa de Pedra fica na Rua Major Rubens Vaz, 436 – Gávea – Rio de Janeiro (RJ).

[A Compassos Cia. de Danças promove diversas oficinas no Recife Antigo (PE) neste mês de janeiro / foto: Rogério Alves]

Por sua vez, no Recife Antigo (PE), a Compassos Cia. de Danças inicia 2015 com uma série de atividades abertas ao público em geral. Há vagas disponíveis para oficinas de improvisação, dança-teatro, além de “Clássico, Contemporâneo e conceitos de Anatomia para Dança”, com início a partir do dia 19 (seg).

As oficinas são um espelho do que é praticado e desenvolvido diariamente pel@s bailarin@s da companhia durante o ano. Conforme explica o texto de divulgação das atividades: “Ao oferecer uma proposta de imersão de seis dias com quatro horas diárias de troca, a companhia pretende provocar um olhar sobre a importância do trabalho cotidiano e interdisciplinar”.

A oficina “Improvisação em Dança: Cartografias de um Corpo em Trânsito” acontecerá entre 19 e 24/jan (9h às 13h), com atividades conduzidas pelo bailarino-coreógrafo Kiran de Souza. No mesmo período (mas no turno da tarde, de 14h às 18h), o bailarino-coreógrafo e fisioterapeuta Luiz Roberto ministrará as aulas de “Clássico, Contemporâneo e conceitos de Anatomia para Dança”. Já a oficina de “Dança-Teatro”, liderada por Raimundo Branco (Compassos Cia. de Dança), terá encontros de 26 a 31/jan (9h às 13h).

Quem ficou interessad@ deve enviar um e-mail para cia.compassos@gmail.com, tanto para efetuar inscrições como para saber mais detalhes sobre as oficinas. Os telefones (81) 4101-1640 (81) 8665-2002 também podem ser utilizados para obter informações.

E você? O que acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s