Maíra Maneschy e Dayana Lima conduzem oficina e aulas no Rio de Janeiro

[Maíra Maneschy / foto: Ryan McGinley]

Para @s que estão buscando aprimoramento técnico ou um contato maior com técnicas corporais nas férias de verão, Maíra Maneschy ministrará a oficina “Compor linguagem através da linguagem do corpo”, no Rio de Janeiro (RJ). Os encontros acontecerão aos sábados, de 17/jan a 7/fev (15h às 18h), na Sede das Cias.

A proposta da oficina de Maíra é partir do corpo como instrumento provocador de linguagem de movimento, e transpor o material que surge em outras formas de expressão artística. “Em que momento da experimentação catártica de exaustão o movimento cria imagem? Como essa imagem pode ser expressa em outra linguagem?” são questões que guiam as práticas da oficina.

Para obter mais informações e/ou efetuar inscrições, escreva para pangeiaciadeteatro@gmail.com.

Sobre Maíra Maneschy: terapeuta e educadora corporal, graduanda em Fisioterapia e bailarina licenciada pela Faculdade Angel Vianna (RJ). Integrou a Staccato/Paulo Caldas de 2004 a 2013. Participou paralelamente de diversos projetos na área de dança, com as/os coreógraf@s Regina Miranda, Alexandre Franco, Frederico Paredes, Gustavo Ciríaco, Márcia Rubin, Márcio Cunha e Esther Weitzman. Em 2008 passou uma temporada em Bruxelas e Paris (FR) estudando dança contemporânea.
Entre 2009 e 2014, de volta ao Brasil, formou-se em arteterapia com abordagem junguiana e no método GDS de cadeias musculares e articulares, passou a trabalhar como docente da Escola Angel Vianna, e integrou a equipe de terapeutas e educador@s corporais do Espaço Shinui, além de assinar a direção de movimento de Maratona, espetáculo da Pangéia Cia de Teatro.

A Sede das Cias fica na Rua Manoel Carneiro, 12 – Escadaria do Selarón – Lapa – Rio de Janeiro (RJ).

[Dayana Lima / foto: divulgação]

Também no Rio de Janeiro, Dayana Lima ministrará aulas de consciência corporal no Espaço Zen, localizado nas proximidades da Pedra do Sal. Entre os dias 19 e 26/jan, as aulas estarão abertas para quem desejar experimentar e convidar amig@s.

As práticas em aula têm como base principal o Método Bertazzo, que provém de três processos amplos de aprendizado – as “cadeias musculares” de Godelieve Denys-Struyf; as noções de estrutura motora propostas por Marie-Madeleine Béziers; e as danças asiáticas, que exercitam um sentido de globalidade do movimento. Conforme explica Dayana:

A relação entre o pensamento e a ação na educação corporal procura construir através dos exercícios uma dinâmica de ensino-aprendizagem, apresentando técnicas que se propõem auxiliar o aluno no aproveitamento e desenvolvimento das potencialidades existentes. Os movimentos ganham maior amplitude, melhorando a respiração, o equilíbrio do tônus muscular, o que permite uma reestruturação da postura (…) Todas as pessoas aptas a realizar práticas corporais podem desenvolver o conteúdo das aulas e aplicá-lo em sua rotina diária.

As aulas acontecerão em duas turmas, sempre às segundas e quartas-feiras (9h às 10h30, e 19h às 20h30), com mensalidade de R$150. Há apenas 5 vagas por turma. Dayana nos conta que “abriremos mais duas vagas com desconto de 30% para os dois primeiros meses”. Haverá também um sorteio para as pessoas que desejarem fazer as aulas regularmente (através do compartilhamento de um flyer eletrônico).

Para obter mais informações e/ou inscrever-se nas aulas, ligue para (21) 9 6911-5159 (Dayana) ou (21) 2253-8476 (Paula / Espaço Zen), ou escreva um e-mail para mediaemidia@gmail.com. O Espaço Zen fica na Rua Sacadora Cabral, 120 (esquina com a Rua Argemiro Bulcão) / salas 408 e 409 – Centro – Rio de Janeiro (RJ). Uma dica: a entrada do prédio fica na rua ao lado das Lojas Americanas (do lado oposto ao restaurante Gracioso).

E você? O que acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s