Criação em dança: Esther Weitzman e Eduardo Fukushima ministram oficinas no Rio de Janeiro e em São Paulo

[Toni Rodrigues e Esther Weitzman em O que imagino sobre a morte / fonte: santoamaroemrede.wordpress.com]

A coreógrafa Esther Weitzman (ver foto acima) volta a oferecer sua oficina Dança e Criação – Um Sopro de Ideias no Studio Casa de Pedra, sede de sua companhia no Rio de Janeiro. Com atividades distribuídas em dois dias, 7 e 8/fev (sáb e dom) – 10h às 13h – a oficina visa auxiliar suas/seus participantes a ampliar as possibilidades expressivas pertinentes aos elementos de um projeto artístico.

Conforme explica Esther, o trabalho a ser desenvolvido na oficina “está conectado à construção da qualidade do movimento, potencializando a criação da dança singular de cada indivíduo”. Quem se interessou deve se apressar, pois as inscrições seguem abertas apenas até esta quinta-feira (5/fev) – através do e-mail weitzmandanca@gmail.com. O investimento é de R$200 e a atividade é dirigida a estudantes de dança e teatro, profissionais, criador@s e pesquisador@s.

Sobre Esther Weitzman: especialista em Arte e Filosofia (PUC-Rio), com formação em Dança pela Escola Angel Vianna. Integra o corpo docente do curso de Licenciatura em Dança, e do Curso de Teatro, ambos da Universidade Candido Mendes (UCAM). Fundou, em 1992, o Studio Casa de Pedra – Centro de Educação e Arte do Movimento; e, em 1999, criou a Esther Weitzman Companhia de Dança, firmando-se como coreógrafa no cenário da dança brasileira.

O Studio Casa de Pedra fica na Rua Major Rubens Vaz, 436 – Gávea – Rio de Janeiro (RJ).

[Eduardo Fukushima / foto: Inês Correa]

Em São Paulo, Eduardo Fukushima (ver foto acima) ministra o workshop Criação em Dança e Introdução a Práticas Corporais Orientais no ESPAÇO. As atividades também acontecerão nos dias 7 e 8/fev (sáb e dom) – 14h às 18h – com foco em improvisação e composição a partir de perguntas e procedimentos que permeiam os processos criativos do artista.

Conforme explica o texto de divulgação, “este workshop é um convite para todas as pessoas que estão buscando uma experiência artística com o próprio corpo e com o próprio movimento”. Organizada em dois dias, com atividades ao longo de 4 horas em cada dia, a oficina propõe práticas orientais de movimento – com foco no Tai Chi – para, em seguida, proporcionar estímulos para criação.

Não é necessário possuir experiência prévia em dança para participar da oficina. Há 20 vagas disponíveis, com investimento de R$300 e classificação indicativa 14 anos. As inscrições devem ser efetuadas através do e-mail informativoespaco@gmail.com ou do telefone (11) 3554-0809.

Sobre Eduardo Fukushima: formado em Dança, pelo curso de Comunicação das Artes do Corpo (PUC-SP), realiza pesquisa solo em dança contemporânea desde 2007, desencadeando quatro trabalhos: Canto! (2007), Entre Contenções (2008), Como Superar o Grande Cansaço? (Prêmio Rumos Dança – Itaú Cultural – 2009-2010), e Homem Torto (Prêmio Rolex de Artes 2012-2013). É o único premiado do mundo na área de dança pelo programa Rolex Mentor and Protégé Arts Initiative 2012/2013 – para estudar durante um ano em Taiwan (China) com o coreógrafo e escritor Lin Hwain Min. É praticante de técnicas corporais orientais como Seitai-ho, Chi Kung e Tai Chi Tao Yin.

O ESPAÇO fica na Rua Alves Guimarães, 1.374 – Sumaré (próximo ao metrô Sumaré) – São Paulo (SP).

Um comentário sobre “Criação em dança: Esther Weitzman e Eduardo Fukushima ministram oficinas no Rio de Janeiro e em São Paulo

E você? O que acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s