“O Afro Contemporâneo nas Artes Cênicas”: Instituto de Artes da UNESP recebe inscrições para colóquio internacional

[O bailarino-coreógrafo Clyde Morgan / foto: Mario Cravo]

O Instituto de Artes da UNESP (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) – campus São Paulo – promove o Colóquio Internacional: o Afro Contemporâneo nas Artes Cênicas – Perspectivas Teóricas, Poéticas e Pedagógicas, cujas atividades se desenvolverão entre 31/mar e 2/abr deste ano. O evento, que possui enfoque nos fazeres e saberes vinculados à diáspora africana, recebe inscrições de grupos de trabalho (GTs) e comunicações.

O colóquio pretende pensar a cultura afro-diaspórica nas artes cênicas e na educação, divulgar e confrontar relatos e análises que surgem de diferentes experiências históricas, âmbitos e países. Visa analisar e investigar poéticas para a dança, o teatro e a performance, bem como suas abordagens educacionais. O evento “quer contribuir para a renovação artística e pedagógica de forma a aprofundar e ampliar a contribuição africana e afro-brasileira aos processos contemporâneos de criação cênica e educação artística”, explica o texto de divulgação.

Até o momento, há 5 GTs aprovados: 1) Mito, Imagem e Cena – Experiências e Reflexões Afro Contemporâneas, coordenado pel@s professor@s Luciana Lyra (UNESP/UFRN) e Alexandre Nunes (UFG); 2) O Corpo na Capoeira, coordenado pel@s professor@s Renata de Lima Silva (UFG), Eusébio Lobo da Silva (UNICAMP) e Daniela Maria Amoroso (UFBA); 3) A Experiência Negra no Teatro Brasileiro, coordenado pel@s professor@s Julio Moracen Naranjo (UNIFESP) e Evani Lima (PPGAC-UFBA / CAPES); 4) Pedagogia e Africanidades, coordenado pelas doutorandas Juliana de Souza Mavoungou Yade (UFC) e Márcia Cristina Américo (UNIMEP); e Dança e Diáspora Negra, coordenado pel@s doutorand@s Fernando M. C. Ferraz (UNESP) e Luciane da Silva (UNICAMP).

O Conselho Científico e Artístico do colóquio recebe propostas de GTs até 10/fev (ter), e de comunicações até o dia 20 (sex). No caso dos GTs, cada qual deverá ser coordenado por 2 ou 3 pesquisador@s, preferencialmente vinculad@s a instituições de pesquisa distintas. As propostas devem conter: 1) título e ementa do GT; 2) proposta de funcionamento (formato e número de apresentações); e 3) mini-CVs d@s coordenador@s. As informações precisam ser enviadas para o e-mail coloquioafrocontemporaneo@hotmail.com, com a sigla “GT” no campo de assunto. Pesquisador@s interessad@s em enviar propostas de comunicação também devem se comunicar através do mesmo endereço de e-mail – incluindo na mensagem: título da comunicação, resumo, palavras-chave, além de um mini-CV d@ pesquisador@.

Para conferir a programação completa do colóquio, as chamadas para criação de GTs e comunicações, as ementas dos GTs já aprovados e demais informações, visite o blog coloquioafrocontemporaneo.blogspot.com.br e a página do evento no Facebook. O Instituto de Artes da UNESP – campus São Paulo – fica na Rua Dr. Teobaldo Bento Ferraz, 271 – Barra Funda (metrô Barra Funda) – São Paulo (SP).

E você? O que acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s